Encontrados destroços do USS Lexington, afundado durante a 2ª Guerra

Porta-aviões é achado no oceano Pacífico por equipe liderada por cofundador da Microsoft

Aeronave de combate é vista em meio a destroços do USS Lexington - Paul G. Allen - 6.mar.2018/Reuters
Washington | AFP

Os destroços do USS Lexington, um porta-aviões americano afundado durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados no mar de Coral, no oceano Pacífico, revelou nesta segunda-feira (7) uma equipe de exploradores liderada pelo cofundador da Microsoft Paul Allen.

Lexington foi encontrado no domingo pelo navio de pesquisas R/V Petrel, a uma profundidade de cerca de 3 mil metros e a 800 km da costa oriental da Austrália.

A equipe tirou fotos e gravou vídeos dos destroços. 

As imagens mostram o USS Lexington, um dos primeiros porta-aviões americanos, em um surpreendente estado de conservação.

É possível ver nos aviões que afundaram com o Lexington a insígnia da estrela de cinco pontas da Força Aérea americana e até o desenho do Gato Félix e de quatro pequenas bandeiras japonesas na fuselagem de um aparelho, provavelmente mostrando o número de aviões inimigos abatidos.

Aeronave de combate é vista em meio a destroços do USS Lexington - Paul G.Allen - 6.mar.2018/Divulgação/Reuters

O USS Lexington carregava 35 aviões a bordo quando afundou e a equipe encontrou 11 aparelhos, incluindo um Douglas TBD-1 Devastator, 3 Douglas SBD Dauntlesses e um Grumman F4F-3 Wildcat

A equipe de busca publicou ainda fotos e vídeos de partes do navio, incluindo uma placa de identificação e armas antiaéreas.

O USS Lexington e outro porta-aviões, o USS Yorktown, lutaram contra três porta-aviões japoneses entre 4 e 8 de maio de 1942, na chamada Batalha do Mar de Coral. 

Lexington, chamado de "Lady Lex", também ficou seriamente danificado e foi deliberadamente afundado por outro navio de guerra dos Estados Unidos ao final da batalha. 

Ao menos 200 tripulantes do Lexington morreram na Batalha do Mar de Coral, mas a maioria foi resgatada por outros navios americanos. 

O almirante Harry Harris, que dirige o Comando do Pacífico e cujo pai lutou a bordo do Lexington, saudou o sucesso da exploração.

"Como filho de um sobrevivente do USS Lexington cumprimento Paul Allen e a equipe do navio de pesquisas Petrel por ter localizado 'Lady Lex', cerca de 76 anos após seu naufrágio na Batalha do Mar de Coral." 

"Honramos o valor e o sacrifício dos marinheiros do 'Lady Lex' e de todos os americanos que lutaram  durante a Segunda Guerra Mundial para garantir as liberdades que conquistaram para todos nós."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.