Exército da Turquia assume o controle de Afrin, na Síria

Tropas turcas e seus aliados sírios tomam a cidade de maioria curda no norte do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Afrin (Síria) | Reuters

O exército turco e seus aliados da oposição síria assumiram o controle total da região de Afrin, no noroeste da Síria, segundo informaram fontes militares da Turquia. 

Blindado turco avança em uma rua de Afrin, no noroeste da Síria
Blindado turco avança em uma rua de Afrin, no noroeste da Síria - Xinhua

As forças turcas e guerrilheiros sírios entraram na principal cidade da região de Afrin no domingo passado, depois de uma ofensiva de dois meses para expulsar da área a milícia curda YPG, considerada por Ancara uma facção terrorista. 

Uma fonte militar informou à Reuters que as tropas turcas haviam tomado os últimos vilarejos e assumido controle total da região, que anteriormente tinha uma população de centenas de milhares de curdos. 

"Obtivemos controle total da região de Afrin e estamos conduzindo operações de busca para que as pessoas possam voltar em segurança para suas casas", disse a fonte à Reuters.

Em Afrin, as pessoas fizeram filas para receber comida distribuída pela organização humanitária Crescente Vermelho.

"Estamos tentando fazer com que a situação volte ao normal no curto ou médio prazo", disse Kerem Kinik, presidente do Crescente Vermelho turco. 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou as críticas à ofensiva em Afrin em telefonema com o presidente da França, Emmanuel Macron, na sexta-feira (23).

Entre os aliados ocidentais da Turquia, a França tem sido uma das maiores críticas à operação militar turca, afirmando que os temores em relação a segurança de fronteira não justificavam a invasão dos turcos. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.