Exilado russo encontrado morto em Londres foi assassinado, diz polícia

Nikolai Glushkov era parceiro de negócios do oligarca e opositor do Kremlin Boris Berezovski

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O exilado russo Nikolai Glushkov, em foto divulgada pela polícia britânica - Polícia Metropolitana- 16.mar.2018/AFP
Londres | Reuters

O exilado russo Nikolai Glushkov, 68, que havia sido encontrado morto em Londres nesta semana, foi assassinado, afirmou a polícia britânica nesta sexta-feira (16).

Uma investigação criminal foi aberta para apurar as circunstâncias da morte de Glushkov, que era parceiro de negócios do oligarca Boris Berezovsky, inimigo do Kremlin. 

"Uma investigação de assassinato foi lançada após os resultados de exame post-mortem do empresário russo  Nikolai Glushkov", afirmou a unidade de contra-terrorismo da Polícia Metropolitana em nota. A causa da morte foi "compressão do pescoço".

A nota afirma ainda que não há nada que sugira uma ligação entre a morte de Glushkov e o envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Iulia, em 4 de março. 

A morte acontece em plena escalada diplomática entre Londres e Moscou em razão da tentativa de assassinato de Skripal na cidade inglesa de Salisbury, um ataque atribuído por Londres à Rússia.

Ex-diretor da companhia aérea russa Aeroflot nos anos 1990, Glushkovfoi condenado a 8 anos de prisão e ao pagamento de US$ 20 milhões pela Justiça russa em 2017 por desvio de fundos da empresa.  Ele recebeu asilo político no Reino Unido em 2010. 

A denúncia de corrupção foi lançada em 1999, quando Glushkov fazia parte dos parceiros de Boris Berezovski.

O oligarca russo que se tornou opositor ao Kremlin foi encontrado enforcado em sua casa perto de Londres em março de 2013. Na época, Gluchkov questionou a tese de suicídio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.