Ataque de homem-bomba deixa mais de 30 mortos no Afeganistão 

Mais de 50 pessoas, que comemoravam o ano novo persa em Cabul, ficaram feridas na explosão

Polícia patrulha região próxima a ataque suicida em Cabul - Rahmat Gul/AP
Cabul | Reuters

Um homem-bomba explodiu perto de um templo xiita em Cabul, no Afeganistão, nesta quarta-feira (21), matando pelo menos 32 pessoas e ferindo mais de 50.

O ataque aconteceu durante as comemorações do feriado de Nawruz, que marca o início do ano novo persa.

Nasrat Rahimi, porta-voz adjunto do Ministério do Interior, disse que explosão ocorreu perto do santuário de Kart-e Sakhi, alvo de ataques anteriores de militantes.

Segundo ele, o homem-bomba planejava detonar o artefato dentro do templo, mas foi bloqueado pela polícia antes de chegar o local. 

A explosão, a mais recente de uma série que atingiu alvos xiitas em Cabul, aconteceu quando as pessoas deixavam o santuário, perto da principal universidade da cidade. 

" As pessoas estavam voltando para a casa felizes após o fim da cerimônia quando um homem-bomba suicida detonou seus explosivos entre eles. Muitos de nossos compatriotas morreram", disse o chefe da polícia de Cabul, Daud Amin

O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades. O grupo afirmou que o alvo eram as comemorações do Nawruz. O Taleban negou participação no caso. 

A data é uma antiga celebração persa para comemorar o início da primavera e é amplamente celebrada no Afeganistão, mas enfrenta oposição de alguns grupos muçulmanos fundamentalistas.

O ataque ressaltou a atmosfera ameaçadora que persiste em Cabul, apesar das promessas do governo de aumentar a segurança após um ataque em janeiro que matou cerca de 100 pessoas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.