Descrição de chapéu Copa do Mundo

Governo britânico compara Copa na Rússia à Olimpíada na Alemanha nazista

Para Boris Johnson, Putin usará o Mundial da mesma forma que Hitler usou o evento em 1936 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Boris Johnson chega a Downing Street, em Londres, para reunião semanal
O ministro Boris Johnson chega a Downing Street, em Londres, para reunião semanal - Ben Stansall/AFP
 
Londres | Reuters

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta quarta (21) que o presidente russo, Vladimir Putin, vai usar a Copa do Mundo de 2018 para melhorar a imagem do país, da mesma forma que Adolf Hitler usou a Olimpíada de 1936 em Berlim para projetar a Alemanha nazista. 

A declaração foi dada durante uma sessão de perguntas e respostas do ministro com deputados britânicos, que tinha como pano de fundo o caso do ex-expião russo Serguei Skripal, que foi encontrado envenenado em território britânico. Londres acusa Moscou pelo envenenamento.

O caso abriu uma crise diplomática entre Londres e Moscou, levando inclusive a discussão sobre um possível boicote inglês à Copa —opção que Johnson descartou nesta quarta. 

Após um parlamentar fazer a comparação entre os dois casos, Johnson disse concordar com a declaração. "A caracterização do que vai acontecer em Moscou na Copa do Mundo, em todas sedes, eu creio que a comparação com certeza está correta", disse ele. 

Pouco após a fala de Johnson, o Ministério de Relações Exteriores russo respondeu, afirmando que qualquer comparação entre o país e a Alemanha nazista é inaceitável. 

Os Jogos Olímpicos de 1936 aconteceram três anos após Hilter chegar ao poder na Alemanha e ele  decidiu  usar o evento como uma ferramenta de propaganda de seu governo e uma demonstração de superioridade dos alemães sobre o resto do planeta. Por isso, diversos atletas atletas do país que tinham origem judaica foram impedidos de competir. 

Apesar de a Alemanha ter ficado pela primeira e única vez em primeiro lugar no quadro de medalhas em uma edição de verão da Olimpíada , o plano de Hitler acabou ofuscado por Jesse Owens. O americano, negro e neto de escravos, foi o atleta mais bem sucedido da competição ao vencer quatro ouros no atletismo. 

Skripal

Também durante a sessão desta quarta, Johnson afirmou que o timing do envenenamento do ex-espião Skripal esteve "provavelmente conectado" com as eleições presidenciais russas do último fim de semana, quando Putin foi reeleito. 

"O timing é provavelmente muito conectado com a recente eleição na Rússia", afirmou. "E como muitas figuras não democráticas fazem quando estão enfrentando uma eleição ou algum momento político crítico, é muitas vezes atraente invocar na imaginação pública a noção de um inimigo."

O ministro se referiu a Putin como um causador de problemas que ainda tentar mostrar seu país como forte após o colapso da ex-União Soviética. 

"Seu principal público não somos nós, é seu público interno, que quer, depois do que eles veem como todas essas humilhações, sentir que a Rússia está forte novamente."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.