Nicolas Sarkozy será julgado por tentar corromper juiz na França

Ex-presidente tentou obter informações sobre processo em que é acusado de receber caixa dois

Entre pessoas em uma arquibancada, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy acerta seu casaco preto enquanto vê jogo no Stade de France
O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy assiste a jogo de futebol no Stade de France, em Saint-Denis, região metropolitana de Paris, em janeiro - Gonzalo Fuentes - 24.jan.2018/Reuters
Paris | AFP

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será julgado por tentar corromper um juiz para obter informações sobre um caso que o afetava.

De acordo com a promotoria, o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, tentou obter informações do agora ex-magistrado Gilbert Azibert sobre um caso relacionado ao financiamento de sua campanha eleitoral, oferecendo em troca um cargo.

Sarkozy é acusado junto a Herzog e Azibert num caso que remonta a 2014.

Nessa investigação, ele é suspeito de ter aceitado pagamentos ilegais da herdeira da L'Oreal, Liliane Bettencourt, para financiar sua campanha eleitoral de 2007.

Embora em 2013 o político tenha sido absolvido da acusação de ter manipulado Bettencourt, de idade avançada, escutas telefônicas daquela época sugerem que ele conversou com Herzog sobre a possibilidade de propor um cargo para Azibert em troca de informações.

Sarkozy assegura que Azibert nunca foi nomeado para o cargo em questão e, por esta razão, não seria culpado. No entanto, os investigadores acreditam que, se o acordo fracassou foi porque o ex-presidente e seu advogado perceberam que seus telefones estavam grampeados.

Este novo caso se soma aos problemas judiciais do ex-mandatário, que em 2016 fracassou em sua tentativa de retornar à política e perdeu as primárias do partido conservador.

Na semana passada, o ex-presidente foi intimado a depor sobre ter recebido € 1 milhão do regime do ditador da Líbia Muammar Gaddafi para financiar sua campanha de 2007.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.