Passaporte britânico pós-'brexit' será feito por firma europeia, diz mídia

Franco-holandesa Gemalto  teria vencido licitação de 490 milhões de libras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passaporte britânico deixará de ser vermelho, padrão europeu, e voltará a ser azul - Christophe Archambault - 18.dez.2017/AFP
São Paulo e Londres | AFP e Reuters

Os britânicos que optaram por abandonar a União Europeia se mostravam indignados nesta quinta-feira (22) por descobrir que o primeiro passaporte britânico pós-'brexit' será produzido por uma empresa franco-holandesa.

Segundo o jornal conservador Daily Telegraph, a empresa francesa Gemalto, especialista em segurança digital, venceu a licitação no valor de 490 milhões de libras (R$ 2,3 bilhões) para produzir o documento, superando a britânica De La Rue, a encarregada até agora.

O Ministério do Interior afirmou à BBC que uma escolha foi feita, mas que cabe à empresa vencedora se pronunciar.

Gemalto afirmou que processo ainda está em andamento e que é confidencial.

Segundo o ministério, o acordo representou uma economia de até 120 milhões de libras e vai criar empregos no Reino Unido, em fábricas em Fareham e Hayward.

"Agora o símbolo da identidade britânica será fabricado na França", lamentou Martin Sutherland, presidente da De La Rue, em declarações à BBC.

Ele pediu ainda à premier Theresa May a ir a sua fábrica explicar a seus trabalhadores por que "é uma decisão sensata deslocar a fabricação de um símbolo britânico".

Sob as regras europeias —o Reino Unido só abandonará o bloco em março de 2019—, as empresas do resto da UE têm direito a se apresentar em licitações públicas em qualquer país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.