Polícia de Israel interroga Netanyahu sobre caso de corrupção

Premiê é investigado por beneficiar empresa de telecomunicação em troca de apoio 

Jerusalém | Associated Press e Reuters

A polícia de Israel interrogou nesta segunda-feira (26) o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu sobre sua ligação com a maior companhia de telecomunicação do país, em um dos três casos de corrupção que pesam contra o futuro político do premiê.

O depoimento foi revelado pela imprensa local e depois confirmado pela polícia, que não divulgou detalhes da conversa. Além do próprio premiê, sua mulher Sara e seu filho Yair também tiveram que depor.

Imagens em vídeo mostraram um carro de polícia estacionando na garagem da residência oficial do primeiro-ministro em Jerusalém. Um advogado da família Netanyahu se recusou a comentar.

Essa foi a segunda vez que o primeiro-ministro israelense foi interrogado como parte da investigação. Netanyahu é suspeito de conceder favores regulatórios à Bezeq Telecom Israel em troca de cobertura favorável a ele em um site de notícias controlado pela empresa.

Segundo a imprensa israelense, o interrogatório desta segunda aconteceu para que o premiê respondesse acusações feitas por dois antigos aliados seus que fecharam acordos de delação com a Justiça após serem detidos. São eles Nir Hefetz, que foi porta-voz da família Netanyahu, e Shlomo Filber, ex-diretor do Ministério da Comunicações.

Segundo o jornal Haaretz, Hefetz concordou inclusive em entregar às autoridades gravações do primeiro-ministro e de sua mulher.

A polícia já recomendou que o premiê seja acusado de corrupção e fraude em outros dois casos, mas os promotores ainda não decidiram se vão apresentar a  denúncia. Netanyahu nega qualquer irregularidade e diz ser vítima de uma caça às bruxas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.