Polícia do Egito mata seis acusados de ataque a bomba em Alexandria

Vítimas teriam tentado matar general e seriam ligadas à Irmandade Muçulmana, que nega

Cairo | Reuters

Um dia antes das eleições presidenciais, a polícia do Egito matou seis integrantes de um grupo acusado de um atentado a bomba contra um chefe de segurança, na cidade de Alexandria. 

Local da explosão de sábado (24) em Alexandria, no Egito, que matou dois policiais e levou a uma operação contra militantes da Irmandade Muçulmana
Local da explosão de sábado (24) em Alexandria, no Egito, que matou dois policiais e levou a uma operação contra militantes da Irmandade Muçulmana - Xinhua

No sábado (24), dois policiais acabaram mortos quando uma bomba embaixo de um carro explodiu em Alexandria, no momento em que o veículo do general Mostafa al-Nemr passava no local. O general saiu ileso.

"O ministério do interior deu um golpe duro contra o movimento Hasam, que é o braço armado da Irmandade Muçulmana, no dia 25 de março. O ministério descobriu um covil de terroristas e houve troca de tiros com alguns deles, levando à morte de seis ", disse o ministério em comunicado.

Ninguém havia reivindicado a autoria do atentado a bomba, mas a agência de notícias estatal culpou a Irmandade Muçulmana, organização que está banida no Egito.

O Estado Islâmico havia divulgado um vídeo no mês passado em que exigia que egípcios não votassem na eleição e exortava islamistas para que atacassem forças policiais e líderes. 

A polícia identificou três dos mortos na operação. O ministério afirmou que investigações revelaram que o grupo havia perpetrado o ataque de sábado, mas não especificou se os mortos haviam participado do atentado.   

O movimento Hasam surgiu em 2016 e já reivindicou a autoria de diversos ataques contra as forças de segurança e juízes, incluindo a morte de um policial. As autoridades egípcias afirmam que o grupo é o braço armado da Irmandade Muçulmana, mas a Irmandande afirma rejeitar qualquer tipo de violência. 

Na segunda-feira (26), começam os três dias de eleições presidenciais no Egito. A expectativa é que o presidente Abdel Fattah al-Sisi ganhe. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.