Rússia fica de luto e homenageia vítimas de incêndio

Canais russos dedicam grande parte de sua programação à tragédia

homem coloca flores em memorial a vítimas de incêndio
Cidadãos de Moscou fazem homenagem aos 64 mortos em incêndio em Kemerovo. Um pequeno altar para homenagens foi montado na porta do escritório da representação da cidade na capital russa. - Fábio Aleixo/Folhapress
Fábio Aleixo
Moscou

A Rússia acordou de luto na segunda-feira (26) e assim viveu o dia que sucedeu um dos maiores incêndios do país desde o fim da União Soviética, em 1991.

Os russos choraram, rezaram e fizeram um minuto de silêncio pelos 64 mortos —segundo números oficiais das autoridades— no domingo (25) em um incêndio em um shopping na cidade de Kemerovo, na Sibéria, localizada a cerca de 3.600 quilômetros da capital Moscou.

Ficaram feridas 52 pessoas, sendo que 13 estão em hospitais e ainda há 16 desaparecidas.

O fogo começou no andar superior e se espalhou pelo shopping "Cereja do Inverno". Segundo relatos, as portas de emergência não abriram, o que impossibilitou a fuga das vítimas. O alarme de incêndio também não teria tocado. Muitas pessoas morreram queimadas, outras por inalação de fumaça. Havia muitas crianças no local. O teto de duas salas de cinema desabou.

Em entrevista ao site russo Meduza, um pai contou que seus três filhos estavam no shopping e acabaram sendo vítimas.

As 64 mortes ficam apenas atrás das 156 registradas em um incêndio em 2009 em uma discoteca na cidade de Perm.

Uma investigação já está em curso para se apurar as causas e culpados. Quatro pessoas que trabalhavam no local já foram interrogadas.

O presidente Vladimir Putin se manifestou logo após a tragédia, expressou condolências e cobrou respostas rápidas.

Em comunicado, a Comissão Investigativa da Rússia, o órgão estatal que investiga grandes crimes no país, também disse que havia diversas irregularidades sérias na construção e uso do shopping.

A comissária de direitos das crianças da Rússia, Anna Kuznetsova, disse que o incêndio foi causado por incompetência, e advertiu que há muitos shoppings em situação semelhante no país.

"Outras regiões, os donos de outros shoppings precisam agora, sem esperar por verificações de rotina, se perguntar: 'Nós fizemos tudo que podemos para garantir que algo assim não aconteça aqui?", disse Kuznetsova em comunicado.

Vídeos do incêndio e de pessoas se jogando de janelas tentando se salvar circularam em redes sociais e nas TVs russas.

Os canais russos, aliás, dedicaram grande parte de sua programação nesta segunda-feira ao incêndio. A agência estatal Tass fez um tempo-real dos desdobramentos.

No centro da capital Moscou, o escritório de representação de Kemerovo virou um lugar de homenagens às vítimas.

Uma espécie de altar foi criado, com flores, velas e animais de pelúcia sendo depositados ao longo de todo o dia. Canais russos ficaram de prontidão.

A reportagem da Folha esteve no local e em cerca de 30 minutos foram mais de 50 as pessoas que passaram para prestar homenagens.

Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos paravam por alguns segundos para um momento de prece. Vários tinham lágrimas nos olhos.

Nenhuma das pessoas abordadas pela reportagem quis falar.

Nas redes sociais, diversas personalidades russas postaram mensagens de condolência.

A seleção russa de futebol observou um minuto de silêncio antes do treino nesta segunda-feira e homenagens acontecerão nesta terça-feira (27) em amistoso contra a França em São Petersburgo e na rodada do fim de semana do campeonato local.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.