Shopping que pegou fogo na Rússia tinha saída bloqueada e alarme desligado

Investigação mostrou uma série de irregularidades no local; incêndio deixou 64 mortos

Moscou | Reuters e Associated Press

O shopping onde ocorreu o incêndio que deixou ao menos 64 pessoas mortas na cidade russa de Kemerovo no domingo (25) tinha diversas irregularidades de segurança, incluindo portas de emergência bloqueadas e um sistema de alarmes que foi desligado na hora do fogo. 

As informações preliminares sobre o caso foram divulgadas nesta segunda-feira (26) pela Comissão Investigativa da Rússia, órgão estatal responsável por cuidar dos grandes crimes no país. As autoridades confirmaram que há crianças entre as vítimas , mas não divulgaram um número porque a maior parte dos mortos ainda não foi identificado. 

Além dos mortos, outras 11 pessoas feridas ainda estão no hospital, incluindo um menino de 11 anos em estado grave. Cerca de 200 animais do zoológico do shopping também morreram nas chamas. 

O incêndio que atingiu o shopping em Kemerovo; as chamas já foram controladas
O incêndio que atingiu o shopping em Kemerovo; as chamas já foram controladas - Serguei Gavrilenko - 25.mar.2018/Kommersant Photo/AFP

Os bombeiros afirmaram que já controlaram as chamas na manhã desta segunda e que atualmente estão trabalhando no resgate dos corpos. 

Segundo um comunicado distribuído pelos investigadores, um funcionário desligou o sistema de alarme quando foi informado sobre o início da chamas e diversas saídas de emergência estavam bloqueadas, incluindo as de um cinema que fica no shopping, o que deixou o público preso —parte dos corpos estão exatamente neste local.

A equipe de segurança do centro comercial também não fez uma operação para a retirada do público, diz a nota.   

As autoridades afirmaram ainda que existiam outras irregularidades de segurança, como falta de janelas, no prédio. O shopping  White Cherry existe desde 2013 no local, em um espaço antes ocupado por uma fábrica têxtil. 

O centro comercial era uma das principais atrações da cidade de 530 mil habitantes, que fica a 3.000 quilômetros de Moscou, próxima das fronteiras com Cazaquistão e Mongólia.  

As informações dadas pelos investigadores confirmam os relatos das testemunhas, que disseram que o sistema de segurança do local não funcionou.

"Nós não ouvimos o alarme contra incêndio, eles nem mesmo ligaram a luz", disse à agência de notícias Associated Press Anna Zarechneva, que estava assistindo um filme com o marido e o filho —todos conseguiram escapar com vida.

Ela afirmou que só soube do fogo quando uma pessoa entrou gritando no cinema. "Aquele filme podia ter sido o último para nós, acabei de me dar conta". 

Até o momento, quatro pessoas foram detidas devido ao incêndio, incluindo locatários de lojas no shopping, e a polícia disse que pretende questionar o dono do estabelecimento comercial, que não teve o nome divulgado. 

A revelação dos problemas de segurança fizeram a comissária de direitos das crianças da Rússia, Anna Kuznetsova, emitir um comunicado pedindo que outros shoppings do país tomem medidas para evitar novas tragédias. 

"Outras regiões, os donos de outros shoppings precisam agora, sem esperar por verificações de rotina, se perguntar: 'Nós fizemos tudo que podemos para garantir que algo assim não aconteça aqui?", disse ela. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.