Tempestade que atinge nordeste dos EUA deixa ao menos cinco mortos

As fortes chuvas e nevascas provocaram cancelamento de milhares de voos e partidas de trens

Nova York e Boston | AFP e Reuters

Ao menos cinco pessoas morreram em consequência da tempestade que atinge o nordeste dos Estados Unidos, provocando nevascas, intensas chuvas e fortes ventos, em meio ao cancelamento de milhares de voos e partidas de trens.

Um menino de seis anos morreu após uma árvore cair sobre sua casa enquanto dormia, anunciaram as autoridades do condado de Chesterfield, na Virgínia. 

No mesmo estado, um homem de 44 anos faleceu quando uma árvore caiu sobre seu caminhão, informou a polícia de James City

Ventos fortes derrubaram uma árvore e linhas de energia, bloqueando uma rua e danificando um veículo em Takoma Park, em Maryland - Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

Na região de Baltimore, na costa leste, uma mulher de 77 anos perdeu a vida também por queda de árvore, em Kingsville, segundo a polícia local. 

Árvores arrancadas pelos ventos mataram ainda um jovem de 11 anos, em Putnam Valley, estado de Nova  York, e um idoso em Rhode Island

Ao menos 2.600 voos foram cancelados, os trens suspensos e outros serviços administrativos interrompidos pela tempestade, que afeta o nordeste dos Estados Unidos desde a noite de quinta-feira (1º).

Está previsto que esta tempestade invernal, que afeta uma zona que se estende de Maryland a Massachusetts, dure até a manhã deste sábado (3).

Quase 1,7 milhão de casas ou lojas ficaram sem eletricidade no Nordeste e na região Meio-Oeste, já que a tempestade castigou da Virgínia ao Maine.  

O governador da Virgínia, Ralph Norman, declarou estado de emergência, garantindo auxílio a comunidades atingidas por fortes ventos.

VOOS CANCELADOS

Na região de Washington, as condições climáticas marcadas por rajadas de vento de 120 km/h obrigaram o governo a interromper os serviços administrativos federais, e as escolas da capital federal permaneceram fechadas.

As fortes precipitações constatadas desde o fim da noite de quinta-feira provocaram também o cancelamento de mais de 2.600 voos nacionais e internacionais e o atraso de mais de 1.500, segundo o site FlightAware.

Monitor do aeroporto LaGuardia, em Nova York, mostra voos cancelados devido ao mau tempo que atinge o estado - Amr Alfiky/Reuters

Metade dos voos com chegada e partida do aeroporto nova-iorquino de LaGuardia, o mais afetado pela tempestade, foram cancelados, assim como mais de 20% dos voos em outros dois aeroportos de Nova York, John F. Kennedy e Newark. Também foram afetados os aeroportos de Boston (Logan) e Washington (Reagan).

A Latam informou que seu único voo afetado foi o JJ8081 (Nova York/JFK-São Paulo/Guarulhos), de sexta (2), que sofreu atraso. Não havia atrasos ou cancelamentos previstos no sábado. 

Amtrak, a companhia nacional de trens, anunciou a suspensão temporária de todos os serviços da zona nordeste "por segurança" e manteve até o destino os que já estavam circulando entre Washington, Nova York e Boston.

Mais ao norte, de Nova Jersey a Massachusetts, o serviço meteorológico nacional (NWS) advertiu sobre o risco de imersões costeiras e inundações no interior.

Nas regiões costeiras de Nova Jersey, dos estados de Nova York e de Massachusetts, a temperatura, ligeiramente superior a 0°C, provocou uma mistura de neve derretida, granizo e chuva, e se esperavam mais de dez centímetros de precipitações nas próximas 30 horas em algumas partes de Long Island, perto de Nova York.

Nas zonas do interior, a neve atingiu 30 centímetros no centro do estado de Nova York, segundo o serviço de meteorologia nacional, e se esperava que continuasse nevando durante toda a sexta-feira (2).

A intensidade do evento aumentou devido a um fenômeno conhecido como "bomba meteorológica", que consiste em uma forte queda da pressão atmosférica.

A Guarda Nacional foi acionada para ajudar moradores presos na inundação que atingiu Quincy, no estado de Massachusetts - Scott Eisen/Getty Images/AFP

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.