São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará em abril sua primeira visita à América Latina desde que tomou posse, em janeiro de 2017, confirmou a Casa Branca neste sábado (10).

No Peru, Trump participa da Cúpula das Américas, reunião de chefes de Estado regionais nos dias 13 e 14, e deve se reunir com o presidente Pedro Pablo Kuczynski.  Depois, ele irá à Colômbia, onde tem um encontro marcado com o presidente Juan Manuel Santos.

A Cúpula das Américas foi criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e se reúne periodicamente para debater relações comerciais entre os países membros.

O agravamento da crise na Venezuela —desconvidada do evento deve ser um dos principais temas neste ano.

"A viagem demonstra a intenção do presidente de aprofundar laços históricos com nossos parceiros na região", afirmou comunicado emitido pela Casa Branca sábado (10). 

"O presidente está ansioso para se encontrar com parceiros e aliados que compartilhem nossos valores e acreditem que a promessa de um futuro seguro e próspero depende de democracias fortes, comércio justo e recíproco, e fronteiras seguras."

Trump rompeu a tradição dos presidentes americanos da história recente de visitar a América Latina em seu primeiro ano de mandato, especialmente o México. Ele já visitou, porém, Oriente Médio, Ásia e Europa desde a posse.

A relação de Trump com a região tem sido conturbada, especialmente com a promessa de ampliar o muro na fronteira de seu país com o México e com sua tentativa de anular a proteção a 800 mil imigrantes levados aos EUA na infância irregularmente. 

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado anteriormente, Trump assumiu a Presidência dos EUA em janeiro de 2017, não de 2016.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.