Descrição de chapéu Donald Trump

Trump discute Coreia do Norte em ligação com presidente da China

Xi Jinping conversou 'com profundidade' com Trump sobre encontro com Kim Jong-un

São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais neste sábado (10) para relatar uma conversa com líder chinês Xi Jinping.

O tema da ligação foi o futuro encontro entre TrumpKim Jong-un, ditador norte-coreano. A reunião foi anunciada pela Coreia do Sul nesta quinta-feira (8), e deve ocorrer até o fim de maio.

"Eu e o presidente chinês Xi Jinping conversamos com profundidade sobre o encontro com Kim Jong-un, da Coreia do Norte. O presidente Xi me disse que aprova que os Estados Unidos estejam trabalhando para resolver o problema diplomaticamente, em vez de seguir a alternativa sinistra", afirmou Trump. "A China continua sendo útil!"

A "alternativa sinistra" se refere à guerra nuclear. No ano passado, Kim realizou uma série de testes com mísseis balísticos e bombas atômicas e afirmou ter um botão nuclear ao alcance das mãos —ao que Trump, que costumava chamá-lo de "o homem do foguete", respondeu ter um botão "maior e mais poderoso".

Ainda em sua conta no Twitter, neste sábado, Trump afirmou que conversou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que  é "muito entusiasta" pelas conversas com a Coreia do Norte.

"Também discutimos uma abertura do Japão para um comércio muito melhor com os Estados Unidos. Atualmente, eles têm um déficit comercial de US$ 100 bilhões. Não é justo ou sustentável. Vai dar tudo certo!", afirmou o presidente dos Estados Unidos.

​TRÉGUA

Horas depois, o mandatário disse acreditar que o regime de Kim Jong-un não descumprirá a promessa de não fazer testes nucleares antes do encontro entre os dois, que deve acontecer até maio.

Também criticou a reação da imprensa ao anúncio da reunião. "Nas primeiras horas [...] a imprensa estava surpresa e assustada. Eles não podiam acreditar naquilo. Mas na manhã seguinte as notícias voltaram a ser FALSAS. Eles disseram: 'quer saber, dane-se!'"

Aos jornalistas a caminho de um evento na Pensilvânia, o presidente disse que a negociação será um tremendo sucesso. “Nós temos muito apoio, por isso que eu acho que essa reunião vai correr muito bem. O problema é que eles não podem ficar atirando mísseis enquanto isso, e eles estão querendo a desnuclearização. Então vai ser ótimo.” 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.