Descrição de chapéu Xi Jinping Donald Trump

Trump elogia líder chinês que teve mandato prorrogado 'para a vida'

Em áudio veiculado pela CNN, presidente elogiou mudança no cargo feita pelo Partido Comunista

Washington | Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o dirigente chinês, Xi Jinping, neste sábado (3) após o Partido Comunista anunciar a eliminação do limite de dois mandatos para a presidência, abrindo caminho para que Xi sirva indefinidamente, de acordo com um áudio veiculado pela rede de TV CNN.

"Ele agora é presidente para a vida toda, presidente para a vida toda. E ele é ótimo", disse Trump, de acordo com o áudio, com trechos de discurso feito na Flórida, em evento a portas fechadas para arrecadação de fundos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o dirigente chinês, Xi Jinping, no estado de Mar-a-Lago em Palm Beach, na Flórida - Carlos Barria - 6.abr.2017/Reuters

"E veja, ele foi capaz de fazer isso. Eu acho que é ótimo. Talvez devamos tentar isso algum dia", disse Trump em meio a aplausos de apoiadores.

Não ficou claro se Trump, 71, fez o comentário sobre ampliar o serviço presidencial em tom de brincadeira. A Casa Branca não respondeu ao pedido de esclarecimento do comentário na noite de sábado.

A respeito do assunto, o deputado democrata Ro Khanna disse no Twitter que "se isso foi uma piada ou não, falar sobre ser presidente para sempre como Xi Jinping é o sentimento mais não americano expressado por um presidente americano. George Washington rolaria em seu túmulo".

Historicamente, presidentes dos Estados Unidos serviram no máximo de dois mandatos de quatro anos cada, até o presidente Franklin Roosevelt (1933-1945) ser eleito um recorde de quatro vezes. Uma emenda à Constituição aprovada em 1951 passou a limitar a presidência a dois mandatos no cargo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.