Alabama executa homem de 83 anos, o mais velho na história recente dos EUA

Walter Moody enviou cartas bombas que mataram um juiz e um advogado negro em 1989

São Paulo , Austin (Texas) e Atmore (Alabama) | Reuters e Associated Press

Um homem de 83 anos, condenado pelo assassinato de um juiz federal e de um advogado defensor dos direitos civis em 1989, foi executado nesta quinta-feira (19) no Alabama, se tornando assim o preso mais velho a sofrer a pena de morte no país entre os casos em que há registro da idade do condenado.  

Walter Moody foi morto por uma injeção letal em uma prisão em Atmore, no sul do estado, e não deu uma declaração final. Ele foi a oitava pessoa executada no país este ano. 

Ele foi considerado culpado de ter enviado uma carta-bomba que matou o juiz federal Robert S. Vence. De acordo com a acusação, o ataque aconteceu porque o magistrado tinha participado de um tribunal que se recusou a retirar uma condenação contra Moody pela posse de artefatos explosivos em 1972.

Por isso, Moody estava irritado com o sistema jurídico, a quem culpava por atrapalhar sua carreira —ele era formado em direito. 

Após a morte de Vance, Moody teria então enviado outras três cartas para fingir que o ataque estava sendo feito pelo grupo racista Ku Klux Klan. Uma delas foi para o advogado negro Robert E. Robinson, que morreu na explosão.

As outras duas correspondências, entre elas uma enviada para o escritório da organização de combate à discriminação racial NAACP, foram interceptadas antes que chegassem ao alvo.

Moody sempre negou as acusações. Em uma carta enviada há poucas semanas para o filho do juiz morto, ele disse ter sido alvo de uma conspiração do governo. Robert Vance Junior disse ter jogado a correspondência no lixo. 

Inicialmente condenado a prisão perpétua pela Justiça Federal em 1991, Moody recebeu a pena de morte de uma corte estadual do Alabama em 1996. 

A execução desta quinta chegou a ser adiada por alguns instantes após os advogados do preso entrarem com uma última apelação na Suprema Corte americana, mas o recurso não foi aceito e Moody foi oficialmente declarado morto às 20h42 locais (22h42 no Brasil). 

Segundo dados do pesquisador Watt Espy e da organização Death Penalty Information Center (que juntos têm informações de execuções desde 1608), Moody é a pessoa mais velha a ser executada na história do país, empatada com Joe Lee, morto na Virgínia aos 83 anos em 1916. Mas em muitos dos casos, em especial os mais antigos, não há informações sobre a idade do condenado. 

Desde que a Suprema Corte voltou a autorizar a pena de morte no país em 1976, após um hiato de nove anos sem execuções, o mais velho a ser morto tinha sido John Nixon, 77, com uma injeção letal no Mississipi em dezembro de 2005. 

Foto sem data de Walter Moody, 83, feita na prisão
Foto sem data de Walter Moody, 83, feita na prisão - Alabama Department of Corrections/AFP
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.