Atropelamento em cidade alemã deixa ao menos 2 mortos

Veículo atinge pedestres na cidade de Münster, no noroeste da Alemanha; motorista se mata

Berlim

Um veículo atropelou uma multidão no centro de Münster, cidade no noroeste da Alemanha, na tarde deste sábado (7).

O ataque deixou duas pessoas mortas, informou Herbert Reul, ministro do Interior do estado da Renânia do Norte-Vestfália, em uma entrevista coletiva. Mais cedo, o governo alemão havia falado em quatro mortos.

Ainda segundo o ministro, o motorista da van era cidadão alemão e se matou com um tiro. Reul afirmou que não há evidências de que o suspeito seja muçulmano. A motivação do suspeito ainda é desconhecida.

O jornal Süddeutsche Zeitung relatou que o motorista seria um alemão de 48 anos que teria passado por tratamento psiquiátrico entre 2014 e 2016. Segundo o diário, não há evidências de antecedentes terroristas.

A emissora ZDF informou que recentemente o suspeito havia tentado suicídio.

Segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o suspeito teria nascido em Olsberg, no mesmo estado, mas vivia em Münster há muitos anos. Sua residência fica a dois quilômetros do local do ataque e foi vasculhada em busca de explosivos.

Dentro do veículo, um “objeto suspeito” foi encontrado pela polícia, que também investiga relatos de testemunhas segundo os quais outras pessoas teriam saído da van e fugido após o atropelamento.

Ao menos 20 pessoas ficaram feridas, de acordo com a polícia ---três delas correm risco de morte.

O incidente ocorreu próximo à estátua e ao bar de Kiepenkerl, dois marcos no centro histórico de Münster, cidade com 310 mil habitantes.

Imagens do local mostravam diversas cadeiras e mesas derrubadas e espalhadas pela calçada. Segundo a mídia alemã, fazia sol e muitas pessoas estavam ao ar livre no momento do incidente. O centro histórico foi isolado, e a população foi orientada a evitar as imediações.

Uma fonte de segurança alemã que não se identificou afirmou que “o cenário é tal que um ataque não pode ser descartado”. Mas a polícia pediu que as pessoas não fizessem especulações nem disseminassem boatos ou fotos.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse por meio de uma porta-voz que "nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias". 

O ministro do Interior, Horst Seehofer, afirmou ter recebido “com consternação a notícia do terrível ataque em Münster”.

"Notícias horríveis de Münster. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares. Obrigada aos serviços de resgate no local. Precisamos fazer tudo para esclarecer as razões do incidente”, afirmou a ministra da Justiça, Katarina Barley. 

TERROR NA EUROPA
Ataques recentes aos países do continente

Paris (13.nov.2015)
Uma sequência de ataques a bomba e com atiradores em várias partes da cidade deixa 130 mortos. Estado Islâmico reivindica autoria

Bruxelas (22.mar.2016)
Três homens-bomba ligados ao EI se explodem no aeroporto e numa estação de metrô; 32 morrem

Nice (14.jul.2016)
No Dia da Bastilha, em mais uma ação do EI, um atirador dirigindo um caminhão atropela uma multidão à beira-mar e mata 86

Berlim (19.dez.2016)
Em ação semelhante à de Nice, motorista avança com um caminhão contra pedestres em um mercado de Natal; 12 são mortos

Londres (22.mar.2017)
Um ano após os ataques de Bruxelas, um homem atropela pedestres na ponte Westminster e esfaqueia um policial na entrada do Parlamento; 5 morrem

Estocolmo (7.abr.2017)
Novamente, um caminhão é usado para atropelar pedestres, em uma rua comercial, deixando 4 mortos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.