'Brexit' catapulta busca de britânicos por cidadania de países da UE

Aumento de 2015 para 2016, ano do plebiscito do 'brexit', foi de 165%; maioria visa Alemanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Federica Coco
Financial Times
Uma pessoa pintada de azul e usando uma túnica com a estampa da bandeira do Reino Unido agita uma bandeira da União Europeia na calçada diante do prédio do Parlamento, em Londres
Manifestante protesta contra o "brexit" diante do Parlamento, em Londres - Daniel Leal-Olivas-29.mar.18/AFP
O número de cidadãos do Reino Unido que estão buscando cidadania de outros países da União Europeia mais que dobrou em 2016, ante o ano anterior, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela agência europeia de estatísticas Eurostat.

Em 2016, 6.555 britânicos adquiriram cidadania de outro país da União Europeia, ante 2.478 em 2015 -- alta de 165%. A maior parte deles, ou 41%, optou pela cidadania alemã, com 2.702 cidadãos britânicos adquirindo passaportes alemães em 2016, ante 594 no ano anterior.

O Serviço de Estatísticas alemão afirmou que a alta "sugere alguma conexão com a questão do 'brexit'" [saída britânica da União Europeia].

A Alemanha não permite que seus cidadãos detenham mais de um passaporte, mas abre uma exceção para cidadãos de outros países da União Europeia. Sob as regras atuais, os expatriados britânicos que adquirirem cidadania alemã antes que o Reino Unido deixe a União Europeia, em março de 2019, poderão manter sua dupla cidadania indefinidamente.

Depois do Brexit, porém, os detentores de passaportes britânicos podem não desfrutar mais desse privilégio.

Suécia, Suíça --que não é membro da União Europeia mas participa do espaço Schengen (que dispensa o uso de passaportes para viagens entre os países membros-- e Holanda vieram em seguida nas preferências dos britânicos, com 978, 708 e 640 britânicos adquirindo cidadania nesses países, respectivamente.

Espanha e Irlanda, que historicamente estão entre os destinos preferidos dos britânicos que viajam pela Europa, não estão entre os dez primeiros postos da lista.

Os números da Eurostat para 2016 refletem em parte uma corrida para obter passaportes da União Europeia antes do referendo britânico sobre a União Europeia em junho de 2016. A expectativa é que os números para 2017 reflitam alta ainda maior nos pedidos de cidadania de britânicos residentes no exterior.

Dados recentes do Serviço de Naturalização e Imigração irlandês mostram que o número de britânicos residentes no país que pediram naturalização como cidadãos irlandeses subiu de 70 em 2015 a 860 no ano passado. 

De acordo com estimativas da ONU, 1,3 milhão de pessoas nascidas no Reino Unido vivem em outros países da União Europeia. Segundo a Eurostat, o número de indivíduos de todas as nacionalidades que solicitaram passaportes britânicos também cresceu em 27% ante o ano anterior, para 149.327 em 2016.

O total de pessoas que solicitam passaportes britânicos vem flutuando nos últimos anos.

Em 2009, mais de 200 mil estrangeiros adquiriram cidadania britânica, 57% a mais do que no ano anterior. No total, os 28 países membros da União Europeia concederam cidadania a 994.800 pessoas em 2016, uma alta de 18% ante 2015, de acordo com a Eurostat.  

Dessas, 21,5 mil eram brasileiras --um terços das quais se radicou em Portugal, país cujo mecanismo de rápida obtenção de cidadania está sob escrutínio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.