Dezenas de milhares de húngaros marcham contra premiê em Budapeste

Manifestantes protestam contra controle da mídia por parte de Viktor Orban, reeleito no início do mês

Milhares de pessoas se reúnem em Budapeste, capital da Hungria, para protestar contra o premiê Viktor Orban
Milhares de pessoas se reúnem em Budapeste, capital da Hungria, para protestar contra o premiê Viktor Orban - Zsolt Szigetvary/MTI/Associated Press
RFI

Dezenas de milhares de húngaros manifestaram-se neste sábado (21), nas ruas da capital, Budapeste, contra o controle exercido pelo governo na mídia —que, segundo eles, ajudou o primeiro-ministro, Viktor Orban, a obter uma grande vitória nas eleições legislativas de 8 de abril.

Este é o segundo grande protesto contra Viktor Orban desde sua reeleição para um terceiro mandato consecutivo.

Os manifestantes conclamaram os partidos da oposição, bastante divididos, a unir forças contra o Fidesz, o partido de direita nacionalista de Orban, que conquistou dois terços dos assentos no Parlamento húngaro.

Os organizadores da manifestação afirmaram em redes sociais , antes do início da manifestação, que a mídia pública húngara havia se tornado a "máquina de propaganda de Orban".

"Nosso principal objetivo é acabar com o controle do Fidesz sobre a mídia pública, mas os partidos de oposição têm um papel a desempenhar, pois eles também são responsáveis ​​pela situação que nós nos encontramos ", acrescentaram.

Os milhares de manifestantes se reuniram em frente ao parlamento às margens do rio Danúbio, agitando bandeiras húngaras e europeias.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.