Estupro de crianças na Índia é 'emergência nacional', diz Nobel

Vítimas têm de esperar décadas por um julgamento, aponta relatório

Manifestantes protestam contra estupro de crianças em Ahmadabad, na Índia - Ajit Solanki/Associated Press
Chennai | Reuters

O aumento nos casos de estupro e abuso sexual de crianças na Índia é uma "emergência nacional", afirmou nesta terça (17) o Nobel da Paz Kailash Satyarthi.

"Cada vez que uma menina é estuprada e morta, a alma da Índia é estuprada e morta", afirmou ele em divulgação de um relatório que mostra quanto tempo leva para um tribunal processar um caso de abuso sexual contra crianças. 

Protestos irromperam em várias partes da índia depois que uma série de casos de estupro infantil vieram à tona nos últimos dez dias. Policiais e um político estão sob investigação em dois desses casos. 

O relatório divulgado pela Kailash Satyarthi Children's Foundation, uma entidade de caridade, estima que um estupro registrado hoje no estado de Arunachal Pradesh (norte) levaria 99 anos para chegar a um julgamento. 

Uma criança estuprada no estado de Gujarat (oeste) teria de esperar 53 anos para ter justiça. 

Em todo o país, há cerca de 100 mil casos pendentes nas cortes.

"Se uma criança tem de esperar e implorar por justiça em nossos tribunais por décadas, é nosso fracasso coletivo", afirmou Satyarthi . "Você acha que uma menina de 15 anos abusada hoje vai comparecer a uma audiência quando tiver 70 anos, com seus netos?", questionou. 

Dados do governo mostram que 18.862 casos de estupro infantil foram registrados em 2016, ou mais de 50 por dia. Segundo ativistas, centenas de outros casos não são registrados. 

Na segunda, oito homens acusados de envolvimento no estupro e no assassinado de uma menina de oito anos de idade em Jammu, na Caxemira indiana, compareceram a uma audiência pela primeira vez.

Três outros casos foram denunciados nos últimos dois dias.

Ativistas acusam as autoridades de não protegerem crianças e mulheres e de não investigarem com rapidez. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.