Ex-presidentes dos EUA comparecem a velório de Barbara Bush

Barack Obama e Bill Clinton participam do velório da ex-primeira-dama americana

Velório da funeral da ex-primeira-dama Barbara Bush
Velório da funeral da ex-primeira-dama Barbara Bush - REUTERS
Reuters e Associated Press

Pelo menos quatro ex-presidentes dos Estados Unidos, entre eles os democratas Barack Obama e Bill Clinton, estão presentes no funeral da ex-primeira-dama Barbara Bush, realizado neste sábado (21) em uma igreja em Houston. Ela morreu na terça-feira (17) aos 92 anos.

Barbara, esposa do 41º presidente dos Estados Unidos, George H.W. Bush, e a mãe do 43º, George W. Bush, será velada na Igreja Episcopal de St. Martin, da qual a família é membro desde os anos 1950.

Também devem comparecer ao funeral a atual primeira-dama Melania Trump, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e a ex-primeira-dama Michelle Obama.

Funcionários de alto escalão do governo Bush, incluindo o ex-vice-presidente Dan Quayle e Dick Cheney, que serviu como secretário de Defesa antes de se tornar vice-presidente de George W. Bush, também estarão entre os presentes.

O presidente Donald Trump não é esperado em Houston, mas enviou um comunicado neste sábado dizendo que seus "pensamentos e orações" estavam com "toda a família Bush".

Cerca de 1.500 convidados participam da homenagem. 

Na sexta-feira, mais de 6.200 pessoas passaram pela igreja para homenagear a ex-primeira-dama.

Barbara foi primeira-dama durante o governo do marido, entre 1989 e 1993, e é também mãe do ex presidente George W. Bush, 71, que governou os EUA em dois mandatos, entre 2001 e 2009.

Na gestão do marido, Barbara se tornou popular pela franqueza em temas difíceis e pelo senso de humor, com pendor para a autoironia.

Apelidada pela imprensa de “raposa prateada” graças à precoce coloração branca do cabelo, ela é elogiada por ter redefinido o papel de primeira-dama, em particular graças aos esforços em prol da leitura e da alfabetização.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.