Irã promete reações 'esperadas e inesperadas' se EUA deixarem acordo nuclear

Pacto impõe travas do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente iraniano, Hassan Rouhani, participa de desfile militar em Teerã
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, participa de desfile militar em Teerã - REUTERS
Reuters

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse neste sábado (21) que está pronto para tomar reações "esperadas e inesperadas" caso os Estados Unidos se retirem de um acordo nuclear internacional, como o presidente do país, Donald Trump, ameaça fazer.

"Nossa organização de energia atômica está totalmente preparada... para ações que são esperadas e ações que eles não esperam", afirmou Rouhani, em discurso realizado na televisão estatal, referindo-se à decisão de Trump de deixar o acordo no próximo mês.

O acordo feito entre Irã, Estados Unidos e cinco outros países impõe travas ao programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções internacionais.

Trump disse que o acordo foi um dos piores já negociados. Em janeiro, o presidente norte-americano deu um ultimato a Reino Unido, França e Alemanha, dizendo que eles precisam concordar em ajustar o que os EUA veem como falhas na negociação, ou ele se recusaria a estender os fundamentais cortes de sanções realizados até então.

O embaixador do desarmamento dos EUA, Robert Wood, afirmou na quinta-feira que Washington está tendo discussões "intensas" com seus aliados europeus antes do prazo final de 12 de maio, quando as sanções norte-americanas retornarão a não ser que Trump decrete um novo período de suspensão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.