Jovens de Parkland e jornalistas do #metoo estão em lista de mais influentes

Sem brasileiros, levantamento da revista Time inclui Macron e príncipe saudita MBS

São Paulo

A revista americana Time divulgou nesta sexta (20) sua lista com as pessoas mais influentes do mundo na atualidade. Sem nenhum brasileiro, o levantamento tem uma série de novidades, como os estudantes de Parkland que lideraram o movimento contra a venda de armas nos EUA e os jornalistas que denunciaram Harvey Weinstein.

Em 2017, o Brasil teve Neymar e a epidemiologista Celina Turchi, uma das pesquisadoras do vírus da zika. No ano anterior, o representante do país tinha sido o juiz Sérgio Moro.  

Como sempre, a lista é dividida em cinco categorias, que abarcam políticos, celebridades, cientistas, artistas, esportistas e empresários: pioneiros, líderes, artistas, ícones e titãs.  

Os adolescentes Cameron Kasky, Jaclyn Corin, David Hogg, Emma González e Alex Wind, de Parkland, foram tiveram seu perfil feito por Barack Obama, uma das diversas celebridades que assinam os textos.

"Eles têm o poder muitas vezes inerente à juventude: ver o mundo de novo; rejeitar as velhas restrições, as convenções ultrapassadas e a covardia, muitas vezes vestidas como sabedoria", escreveu o ex-presidente americano sobre o grupo.  

A América Latina é representada entre outros pelo cineasta mexicano Guillermo Del Toro, pela atriz chilena Daniela Vega e pela ativista equatoriana Cristina Jimenéz, que lidera o movimento para que os "dreamers" (sonhadores"), os jovens que chegaram aos EUA ainda crianças, possam permanecer no país.

O presidente argentino, Mauricio Macri, que estava em 2016 mas ficou de fora em 2017, é um dos diversos líderes mundiais que fazem parte da lista, como o chinês Xi Jinping, o presidente francês, Emmanuel Macron; o príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle; o premiê japonês, Shinzo Abe; a primeira-ministra neo-zelandesa, Jacina Arden; o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, e o líder zimbabuano, Emerson Mnangagwa, que pôs fim aos 37 anos da ditadura de Robert Mugabe no país.

A melhoria da situação na península coreana ajudou tanto o ditador Kim Jong-un quanto o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a entrarem no levantamento.

Presença comum, o presidente americano, Donald Trump, aparece —com perfil feito pelo senador republicano Ted Cruz—, assim como um de seus grandes apoiadores, o apresentador da Fox News Sean Hannity.

Também estão na lista dois dos maiores desafetos do presidente americano: a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, e o procurador Robert Mueller, que comanda a investigação sobre a interferência russa na eleição.

O presidente russo, Vladimir Putin, aliás, é um dos principais líderes que ficaram de fora da lista, assim como o papa Francisco, a chanceler alemã, Angela Merkel, e a primeira-ministra britânica, Theresa May —o prefeito de Londres, Sadiq Khan, está.  

Também ficaram de fora Mark Zuckerberg, do Facebook, e a dupla da Alphabet (dona do Google), Serguei Brin e Larry Page. Com isso, o setor de tecnologia foi representado por Elon Musk, da Tesla, Jeff Bezos, da Amazon,  e Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Também aparece o nome de Christopher Wylie, o ex-funcionário da Cambridge Analytica que denunciou o vazamento de dados do Facebook.  

CINEMA

O movimento #metoo (eu também), eleito a personalidade do ano de 2017 pela própria Time, está representado na lista pelos jornalistas Roman Farrow (que escreveu para a revista The New Yorker), Jodi Kantor e Megan Twohey (ambas do jornal The New York Times), responsáveis pelas primeiras reportagens de denúncias contra o produtor Harvey Weinstein, que deu início a onda de revelação de casos de assédio e abuso nos EUA.

No cinema, o sucesso de "Mulher Maravilha" levou a atriz Gal Gadot para a lista, com perfil feito por Lynda Carter, que interpretou a heroína na série dos anos 1970. Outro nome em ascensão que aparece é o de Milly Bobby Borown, a Eleven da série "Stranger Things", que, aos 14 anos, é a mais nova da lista.

O fenômeno "Pantera Negra", é representado pelo protagonista, Chadwick Boseman, e pelo diretor Ryan Coogler, um dos representantes da nova geração de cineastas na lista. Fazem companhia a ele Greta Gerwig, de "Lady Bird: A Hora de Voar (com perfil feito por Steven Spielberg)", e John Krasinski (texto do ator Chris Pratt), do recente sucesso "Um Lugar Silencioso".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.