Legado de Martin Luther King resiste, mas não dissipa racismo

Movimentos como Black Lives Matter carregam bandeira de líder civil assassinado há 50 anos

Martin Luther King Jr. levanta os braços durante culto
O pastor Martin Luther King Jr. prega na Igreja Batista Ebenezer, congregação de Atlanta da qual era reverendo em 1967, um ano antes de ser morto - 30.abr.67/Associated Press
Atlanta

No jardim do museu dedicado à memória de Martin Luther King, alto-falantes tocam sem parar a gravação do último discurso do líder negro. "Eu vi a terra prometida. Talvez não chegue até lá com vocês, mas quero que saibam que nós, como um povo, chegaremos à terra prometida."

King disse essas palavras um dia antes de seu assassinato. Em 4 de abril de 1968, ele foi baleado na sacada de um hotel em Memphis, uma das muitas cidades então segregadas no sul dos EUA.

Um único disparo calou para sempre o líder do levante dos negros contra o ódio racial num pedaço do país que relutava —e, muitos dizem, ainda reluta— em superar suas raízes escravocratas.

Mas suas palavras ainda ecoam meio fantasmagóricas por seu mausoléu em Atlanta, no estado sulista da Geórgia, onde nasceu, e na igreja onde ele pregava bem ao lado, que recebem hordas de visitantes com o áudio pedregoso de seus velhos sermões.

"Quando ouvimos a voz dele, alguma coisa acontece", dizia Jared Sawyer, um jovem pastor que trabalha no museu de King, ao entrar na antiga igreja. "Toda vez que ponho os pés nesse santuário, sinto a aura de King. O espírito dele continua vivo aqui."

Mas o que ele chama de aura não envelheceu bem. Enquanto turistas fazem selfies diante de estátuas de líderes do movimento pelos direitos civis, ativistas mais velhos e jovens que se juntaram à luta se queixam de que a situação dos negros só se deteriorou.

"O que havia na época era a segregação legalizada. Hoje, vivemos a segregação dissimulada", diz Gerald Durley, um pastor aposentado que ainda ostenta no peito a medalha dourada dos que marcharam com o líder. "Vivemos num momento assustador."

Ele se lembra do dia em que viu pela TV a notícia da morte de King e conta que outros líderes do movimento na época ficaram sem rumo, como os apóstolos sem Cristo.

Mas o erro na luta pelos direitos civis, na visão dele, foi ter posto King num pedestal e ter perdido o fôlego depois das primeiras conquistas, como a garantia do direito ao voto para cidadãos negros e o fim da segregação racial nos lugares públicos.

"Ficamos acomodados, satisfeitos com os louros de vitórias passadas", concorda Charles Steele, o atual presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul, grupo ativista fundado por King.

"Nada avançou em 50 anos, é uma vergonha. E o que mudou foi só cosmético. Diria que estamos até numa situação pior agora do que no dia do assassinato do doutor King. Estamos regredindo."

Em seu escritório no centro de Atlanta, a quadras da igreja de King, Steele listou ainda uma série de indicadores sociais de negros em relação a brancos, tentando provar que muito pouco mudou.

"Tudo mudou para ficar igual", diz Vicki Crawford, uma estudiosa de Martin Luther King que dá aulas na Morehouse, universidade onde ele estudou. "Os paralelos entre agora e a época dele são assustadores. São assuntos não resolvidos desde então."

Essa situação, segundo Crawford e outros analistas, foi se agravando desde a eleição de Barack Obama, há dez anos. A ascensão do primeiro presidente negro à Casa Branca teria detonado uma onda de ódio racial que se acirrou com Donald Trump.

Com uma camiseta com uma foto do irmão, Stevante Clark leva o braço direito ao rosto enquanto chora ao falar do irmão em um protesto; com sua mão esquerda segura um megafone; atrás, manifestantes carregam cartazes
Stevante Clark, irmão de Stephon Clark, chora em protesto em frente à promotoria de Sacramento contra o assassinato cometido por um policial - Justin Sullivan - 28.mar.18/Getty Images/AFP

NEGROS MORTOS

O recrudescimento desse levante racista se tornou inquestionável diante do assassinato de uma série de jovens negros alvejados por policiais brancos nos últimos anos —o último deles foi Stephon Clark, morto com oito tiros, a maioria nas costas, há duas semanas na Califórnia.

"Matar rapazes e homens negros, na cabeça dos supremacistas, é como atirar em Obama", compara Anthony Motley, ativista em Atlanta. "É a reação ao surgimento de uma América marrom."

E esse país cada vez menos branco —e mais violento— parece estar se tornando indigesto para uma parcela da população que se esforça em manter seus privilégios ainda associados à cor da pele.

"O que está em jogo é o privilégio branco. É uma espécie de tribalismo nativista, que Trump observou e usou para chegar à Casa Branca", diz Raphael Warnock, pastor hoje no comando da Ebenezer, a igreja de King. "Brancos sozinhos já não conseguem eleger um presidente."

Esse dado demográfico turbina esforços atuais para registrar eleitores negros antes das eleições parlamentares de novembro deste ano. Warnock, por exemplo, liderou um esforço na igreja para cadastrar 250 mil eleitores.

Nada longe dali, em Sweet Auburn, o histórico bairro negro de Atlanta, um encontro organizado por outras congregações tentava motivar essa parcela do eleitorado, que muitos dizem sofrer de um desencanto com a política.

Diante da sala lotada, Cassandra Kirk, a primeira juíza negra apontada para a magistratura na Geórgia, explicava a importância do voto. "Essas são coisas que mexem com a vida de vocês", dizia ela. "Quem ocupar o meu cargo daqui em diante vai indicar mais 30 juízes no estado."

O esforço para garantir a voz negra nas urnas —59,6% dos negros contra 65,3% dos brancos votaram para presidente há dois anos— também reflete a sensação de perseguição que muitos dizem sentir na relação com o governo.

Numa associação de combate à discriminação racial no mesmo bairro, os telefones não param de tocar com pedidos de ajuda. Uma secretária atende um atrás do outro no viva-voz: uma mulher se diz perseguida por carros da polícia, um homem negro relata ameaças por se envolver com uma mulher branca.

Em frente à sede do governo em Atlanta, onde participava de uma manifestação para barrar a aprovação de uma lei que daria ainda mais poder à polícia durante revistas, um dos líderes do Black Lives Matter tentou resumir a nova atitude das autoridades.

"A nova Ku Klux Klan veste farda azul", comparava Dre Propst. "Estão nos matando no meio da rua. Tenho medo sempre que eu saio de casa."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.