Neonazistas realizam festival de rock na Alemanha no dia do aniversário de Hitler

Produtos de extrema-direita, como tanques de brinquedo, são vendidos no evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Participantes de festival neonazista na Alemanha
Participantes de festival neonazista na Alemanha - AFP
Reuters

Centenas de neonazistas se juntaram no leste da Alemanha para um festival de rock de extrema-direita iniciado na sexta-feira (20), aniversário de Adolf Hitler, enquanto vários vizinhos reagiram ao ato participando de um festival paralelo pela paz.

O festival "Escudo e Espada" é realizado na cidade de Ostritz, que faz fronteira com a Polônia, entre a sexta-feira e este sábado (21). Hitler nasceu na Áustria, em 20 de Abril de 1889.

Produtos de extrema-direita, como tanques de brinquedo, eram vendidos no evento. Uma placa dizia “Irmandade Ariana” e um pôster do Partido Nacional Democrático, de extrema-direita, protestava contra a chegada de mais de um milhão de imigrantes à Alemanha desde 2015, com o slogan “Creches em vez de campos de refugiados”.

Policiais estavam por perto, realizando batidas em estradas que levavam ao festival e na estação de trem. Eles afirmaram que prenderam uma pessoa de 31 anos que fez uma saudação “Heil Hitler”, o que é ilegal.

A Alemanha tem leis rígidas sobre discurso de ódio e símbolos ligados a Hitler e os nazistas, que governaram o país de 1933 a 1945.

Além do festival pela paz na praça do mercado de Ostritz, que vai até domingo e, segundo alguns veículos de imprensa alemães, reuniu mil pessoas na sexta-feira, a polícia disse que também haverá um evento ciclístico para protestar contra a extrema-direita neste sábado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.