Descrição de chapéu estupro

Parlamentar indiano é preso em conexão com estupro de adolescente

Em outro caso, protestos contra estupro de menina de 8 anos crescem e presidente promete ação

Vigília contra o estupro e a morte de menina de oito anos e de uma adolescente, em Bengaluru, na Índia - Abhishek N. Chinnappa/Reuters
Nova Déli | Reuters

Um parlamentar do partido governista indiano foi preso nesta sexta-feira (13) em conexão com o estupro de uma adolescente, afirmou a polícia, após dias de protestos que acusavam as autoridades de não investigar os casos.

Os atos lembram os protestos em massa contra violência sexual no país em 2012 e fizeram crescer a pressão sobre o premiê Narendra Modi, que nas primeiras horas do dia prometeu agir. 

O estupro ao qual o parlamentar Kuldeep Singh Sengar, do estado de Uttar Pradesh, foi vinculado ocorreu em junho do ano passado. 

"Ele será levado a um tribunal e as acusações serão apresentadas no sábado", afirmou o representante da polícia estadual, Rahul Srivastav.

O advogado de Sengar, R.K Singh, disse que seu cliente é inocente e alvo de uma conspiração para prejudicar sua carreira política. 

"Estamos instando todos os grupos de direito a buscar apoio público e ir para as ruas em toda a Índia, para que os culpados sejam punidos o quanto antes", afirmou Ramya Varshney, membro da organização Awaaz, que presta assistência legal às vítimas. 

Além do caso da adolescente, também moveu os protestos o estupro e a morte da menina muçulmana Asifa, 8, encontrada morta em uma área de maioria hindu na Caxemira. Oito homens hindus são acusados pelo crime, entre eles quatro policiais.

"Mais uma vez somos uma sociedade falida", afirmou o ator de Bollywood Akshay Kumar, em uma mensagem nas redes sociais. "Não posso pensar direito desde que detalhes do caso Asifa foram revelados. Seu rosto inocente se recusa a me deixar. A Justiça tem de chegar, forte e rapidamente!"

O líder da oposição Rahul Gandhi convocou uma vigília à meia-noite de quinta, em Nova Déli, no mesmo local onde milhares de pessoas protestaram contra um brutal estupro coletivo na capital em 2012. 

"Como milhões de indianos, meu coração dói hoje", disse Gandhi. "A Índia não pode continuar tratando suas mulheres dessa maneira". 

A ministra das Mulheres e do Desenvolvimento Infantil, Maneka Gandhi, disse que pretende propor legislação pedindo a pena de morte para estupro de crianças com menos de 12 anos de idade. A pena máxima atual é de prisão perpétua.

A Índia registrou 40 mil casos de estupro em 2016, contra 25 mil em 2015. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.