Descrição de chapéu Portugal aeroportos

Passageiros reclamam de espera em aeroporto em Portugal após voo cancelado

Grupo reclamou de frio e falta de informações; empresa diz que clientes já embarcaram

Rodrigo Borges Delfim
São Paulo

​Cerca de 300 passageiros da companhia aérea portuguesa TAP reclamaram nesta segunda-feira (30) que ficaram horas no aeroporto de Lisboa à espera do retorno ao Brasil após seus voos terem sido cancelados. 

Segundo o grupo, a companhia diz que dois voos no domingo (29) foram cancelados por problemas técnicos. A imprensa portuguesa, no entanto, diz que foi uma greve de pilotos da TAP e da companhia irlandesa Ryanair que causou o problema. 

Segundo a TAP,  os passageiros já estão voando para São Paulo em voo que saiu de Lisboa na tarde desta segunda-feira (30).

Exaltados, passageiros protestaram contra a companhia no saguão do aeroporto e pediram "respeito e resposta", além de comida e água. Foi necessária intervenção da polícia para conter o tumulto.

Passageiros no aeroporto de Lisboa enquanto aguardam embarque para o Brasil
Passageiros no aeroporto de Lisboa enquanto aguardam embarque para o Brasil - Arquivo pessoal

O grupo reclama por não ter sido encaminhado para um hotel. Com isso, os passageiros tiveram de improvisar para passar a noite no saguão do aeroporto —alguns não conseguiram dormir. Eles dizem que receberam cobertores, sanduíches e água, mas em quantidade insuficiente. 

"Não tinha cobertor para todos. Estou há 48 horas sem dormir e só deram sanduíche para comer. Só às 9h de segunda-feira que deram dois vouchers, de 6 e 12 euros [R$ 25 a R$ 50], para comermos comida de verdade", conta a estudante Fernanda Albina, 19, que tem Curitiba como destino final e chegou às 6h de domingo (horário de Lisboa) no aeroporto.

A administradora Aline Gasparini conta que a TAP não sabia informar os passageiros sobre o que seria feito. “As coisas só começaram a ser esclarecidas com a chegada da polícia para ajudar na situação”.

A TAP diz que não havia hotel para cerca de 150 passageiros do voo —os demais, residentes em Lisboa, voltaram a suas casas. A aérea diz que, diante da falta de quartos de hotel, instalou camas de campanha no aeroporto, priorizando os "casos mais críticos", e que forneceu a todos cobertores, água, sanduíches e vouchers de refeição. A empresa diz ainda que uma equipe acompanhou os passageiros no aeroporto. A TAP afirmou ainda que lamenta o ocorrido.

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