Policial de Toronto que não disparou contra motorista de van é elogiado

Suspeito apontava suposta arma e dizia "me mate", mas foi rendido por oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toronto | Reuters

Um policial de Toronto que se recusou a disparar contra o homem que atropelou pedestres com uma van nesta segunda-feira (23), matando dez pessoas, foi elogiado por sua contenção diante de um suspeito que afirmava ter uma arma.

Imagens de um vídeo mostram o policial apontando uma arma contra o suspeito no meio de uma rua, enquanto o outro apontava o que parecia ser uma arma e gritava "Me mate". 

O video, obtido pela CBS News, mostra o suspeito repetidamente apontando um objeto contra o policial. O suspeito foi detido e identificado como sendo Alek Minassian, 25, morador de Richmond Hill, no subúrbio de Toronto.

 

A prisão foi elogiada como um exemplo bem-vindo de contenção policial em meio a uma situação de caos. Além dos dez mortos, 15 pessoas ficaram feridas em um dos mais violentos episódios da história recente do Canadá.

"É evidente que o suspeito estava tentando ser morto. Ele realmente estava buscando um 'suicídio pela polícia'", afirmou Gary Clement, superintendente aposentado da Royal Canadian Mounted Police com 34 anos de experiência.

A polícia de Toronto não quis divulgar o nome do policial. 

"Diria que esse indivíduo encontrou o policial perfeito", disse Clement. "Ninguém sabe como eles vão reagir. Esse cara reagiu de uma maneira muito madura."

O chefe da polícia de Toronto, Mark Saunders, disse que o comportamento do policial reflete "o alto calibre do treinamento recebido". "Eles são ensinados a usar o mínimo de força possível em qualquer situação", afirmou.

A atuação não violenta da polícia ganhou elogios nas mídias sociais.

"Uau, veja como esses policiais canadenses renderam esse suposto assassino", disse Stuart Thompson em uma rede social. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.