Descrição de chapéu BBC News Brasil

Rei africano surpreende súditos e muda nome do país

Suazilândia agora passa a se chamar Reino de eSwatini

O rei da Suazilândia, Mswati 3º, rebatizou o país que governa há 36 anos. A partir de agora, ele passa a se chamar Reino de eSwatini.

O monarca comunicou a mudança durante as celebrações de 50 anos de aniversário da independência do país.

O rei, também chamado de Ngwenyama ou "leão", é conhecido por ter muitas esposas e por suas vestimentas tradicionais.

A mudança de nome revoltou parte da população, que acredita que o rei deveria se concentrar na condução da fraca economia local. O país, que tem 1,3 milhão de habitantes, é a última monarquia absolutista da África —nos últimos anos, manifestantes têm pedido mudanças do regime para uma democracia.

Mswati 3º vem sendo criticado por ativistas de direitos humanos por banir os partidos políticos do país e também por discriminação contra mulheres.

O novo nome significa "Terra dos Swazi". Embora a mudança do nome oficial tenha sido inesperada, o rei Mswati 3º já vinha chamando a Suazilândia de Reino de eSwatini há alguns anos.

Suazilândia agora passa a se chamar Reino de eSwatini
Suazilândia agora passa a se chamar Reino de eSwatini - BBC

Esse foi o nome que ele usou quando foi à Assembleia Geral da ONU em 2017 e também na cerimônia de abertura do parlamento do país em 2014.

"Quando eu estou fora, as pessoas se referem ao nosso país como Suíça", justificou durante o pronunciamento.

Filho de Sobhuza 2º, que reinou por 60 anos, o rei Mswati 3º tem atualmente 15 esposas. De acordo com sua biografia, Sobhuza, teve 125 mulheres durante seu reinado, que se estendeu de 1921 a 1982.

Em 1968, a Suazilândia se tornou independente do Reino Unido.

É o país com a maior proporção de pessoas infectadas por HIV. A expectativa de vida é de 54 anos para homens e de 60 anos para as mulheres.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.