Russa envenenada no Reino Unido diz ainda estar desorientada com o caso

Nota divulgada por Iulia Skripal confirma que ela acordou e está consciente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres e Moscou | Reuters

A russa Iulia Skripal, que foi envenenada junto com seu pai Serguei na cidade britânica de Salisbury em março, divulgou uma nota nesta quinta-feira (5) sobre o caso, na qual confirma estar consciente, mas diz ainda estar desorientada com o episódio. 

"Eu acordei há uma semana e estou feliz que minha resistência está aumentando diariamente", afirmou ela no comunicado que foi divulgado em seu nome pela polícia de Londres.  

"Tenho certeza de que vocês entendem que todo o episódio é um tanto desorientador, e espero que respeitem minha privacidade e a da minha família durante o período de convalescença", completou.  

Pai e filha estão internados desde o dia 4 de março, quando foram encontrados desacordados em um banco em Salisbury. A investigação mostrou que eles foram envenenados com um agente neurotóxico e Londres culpou Moscou pelo caso, mas o governo de Vladimir Putin nega participação

O caso abriu uma crise diplomática entre os dois países. 

Serguei é um ex-espião russo que foi condenado pro traição após vender informações aos britânicos. 

Após as informações iniciais de que ambos estavam em condição crítica, não foram divulgados muitos detalhes sobre o estado de saúde dos dois. Em 29 de março o hospital disse apenas que Iulia estava melhorando. 

Também nesta quinta, a imprensa russa disse que Iulia ligou para sua prima na Rússia e disse que espera deixar o hospital em breve. 

A TV estatal do país afirmou ter recebido das mãos da própria prima, Viktoria Skripal, uma gravação da conversa, mas disse que não pôde confirmar a autenticidade do áudio. A ligação teria ocorrido na quarta (4). 

"Tudo está bem, tudo pode ser resolvido, todos estamos melhorando e todos estão vivos", disse Iulia, segundo a gravação.

Ela também teria comentado sobre o estado de saúde do pai. "Ele está descansando agora, dormindo. A saúde de todos está boa, ninguém tem problemas que não podem ser resolvidos. Eu em breve terei alta", disse ela. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.