'Tenha santa paciência', diz Aloysio sobre fechamento da fronteira de Roraima

Governadora do estado pede medida como maneira de reduzir entrada de venezuelanos

Venezuelano pede trabalho em cartaz, em acampamento em praça de Boa Vista (Roraima) - Eraldo Peres -11.mar.2018/Associated Press
Patrícia Campos Mello Sylvia Colombo
Lima

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, criticou o pedido da governadora de Roraima, Suely Campos (PP-RR) ao STF para fechamento da fronteira do estado, como maneira de reduzir a entrada de venezuelanos no estado.

Indagado por jornalistas se concordava com a ação do fechamento da fronteira, Nunes afirmou: "Esta é uma ideia...tenha santa paciência". 

Nunes afirmou que o governo federal tem atuação muito forte de ajuda ao estado para lidar com o fluxo de refugiados.

"O governo federal está fazendo muito, ajudando tanto o governo do estado como as prefeituras, nós temos colaboração com a sociedade civil, o Acnur, agência da ONU para refugiados. Estamos fazendo muito e vamos fazer tudo o que for necessário."

Hoje, a média de entrada de imigrantes pela cidade de Pacaraima (RR), que faz fronteira com a Venezuela, é de 500 a 700 pessoas por dia fugindo da crise econômica que assola o país. Segundo o governo estadual, desde 2015, cerca de 50 mil entraram pela fronteira terrestre, o que ultrapassa 10% da população de Roraima.

No pedido, a governadora solicita o fechamento até que sejam reforçados os auxílios do governo federal para controle da fronteira e a implantação de uma barreira sanitária. Ela cobra ainda do governo federal repasse de recursos para as áreas de saúde e educação, que, segundo ela, estão sobrecarregadas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.