Descrição de chapéu The New York Times

Trump diz que há alto preço a ser pago por ataque na Síria e indica reação

Para conselheiro de segurança, um ataque americano com míssil não está descartado

The New York Times

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste domingo (8) que um “alto preço” precisa ser pago pelo ataque químico que asfixiou dezenas de pessoas até a morte na Síria. Um alto funcionário da Casa Branca afirmou que o governo não descartaria um ataque com míssil como forma de retaliação ao governo do ditador Bashar al-Assad.

No Twitter, Trump não deixou dúvidas de que acredita na avaliação de grupos humanitários de que Assad usou armas químicas no sábado em Douma, reduto rebelde próximo a Damasco. Ele também responsabilizou em parte o presidente russo, Vladimir Putin, pelo ataque. Forças militares russas estão lutando para manter Assad no poder em meio à guerra civil síria. 

Imagem de vídeo mostra crianças sendo atendidas após ataque a Douma, reduto rebelde na Síria - Defesa Civil Síria/AFP

“Muitos mortos, incluindo mulheres e crianças, em um insensato ataque QUÍMICO na Síria”, escreveu Trump. “A área da atrocidade está cercada pelo Exército Sírio, tornando-a completamente inacessível ao mundo externo. O presidente Putin, a Rússia e o Irã são responsáveis por apoiar Assad Animal. Um alto preço a ser pago. Abram a área imediatamente para ajuda médica e verificação. Outro desastre humanitário por razão nenhuma. DOENTIO!”. 

Thomas Bossert, conselheiro de segurança de Trump, disse que ele e o resto da equipe de segurança nacional estiveram em conversas com Trump na noite de sábado e no domingo sobre como responder. 

Questionado especificamente sobre a possibilidade de um ataque com míssil, Bossert não descartou. 
“Não tiraria nada da mesa”, afirmou Bossert ao canal ABC. “Essas fotos são horríveis.”

O senador Lindsey Graham (republicano da Carolina do Sul) disse que Trump deveria ser fiel ao que aparentou ameaçar no Twitter. Se o presidente “não for adiante e cumprir aquele tuíte, ele vai parecer fraco aos olhos da Rússia e do Irã”, afirmou Graham também à ABC. “Este é um momento de definição.” 

REUNIÃO

Por iniciativa da França, nove países pediram uma reunião do Conselho de Segurança, para esta segunda-feira (9), para tratar do tema. EUA, Reino UNido e outros assinaram o pedido. 

A União Europeia afirmou ver “indícios” de que o regime sírio tenha feito um ataque químico.
 

Com agências de notícias

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.