Trump vê progresso em decisão da Coreia de Norte de suspender testes nucleares

Já Rússia comemora, mas pede que EUA diminua sua atividade militar na região; veja repercussão

Pessoas assistem televisão em imagem de arquivo: Coreia do Norte suspendeu testes nucleares
Pessoas assistem televisão em imagem de arquivo: Coreia do Norte suspendeu testes nucleares - AFP
Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (21) que o "progresso está sendo feito por todos", ao comentar que recebeu a declaração do líder norte-coreano, Kim Jong Un, de que suspenderá imediatamente testes nucleares e lançamentos de mísseis.

Em outra mensagem, Trump já havia dito: "A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um importante local de teste. Esta é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e o mundo-grande progresso! Ansioso por nosso encontro"

Na noite de sexta-feira (20, horário de Brasília), a Coreia do Norte anunciou a suspensão de testes nucleares e de mísseis de longo alcance. 

Segundo o comunicado, Pyongyang também promete desativar uma região no nordeste do país usada para testes nucleares.

Informações da agência estatal norte-coreana indicam que a decisão é uma aposta de Kim para obter crescimento e paz na península Coreana —o país está sob uma série de sanções internacionais por causa de seu programa nuclear, que freiam o crescimento de uma economia combalida e já limitada.

Neste sábado (21), autoridades internacionais elogiaram a decisão norte-coreana, embora com cautela. O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comemorou o anúncio, mas pediu que Estados Unidos e Coreia do Sul diminuam sua atividade militar na região.

Já o ministro de Relações Exteriores da Alemanha,  Heiko Maas, afirmou que o anúncio norte-coreano é um passo na direção certa, mas acrescentou que o regime de Kim Jong-un deveria revelar seu programa nuclear e de míssil.

"Para entrar em um processo político sério trabalhando na direção de uma completa desnuclearização da Coreia do Norte, é necessário que Pyongyang siga passos específicos e divulgue seu programa nuclear e de míssil de uma maneira verificável", disse Maas neste sábado.

O governo britânico também avaliou o anúncio como um passo positivo e disse esperar que seja um sinal de boa fé.

"Um compromisso de longo prazo de  Kim Jong-un para suspender todos os testes nucleares e lançamentos de mísseis seria um passo positivo. Nós esperamos que isso indique um esforço para negociar de boa fé", disse o governo em comunicado.

"Nós continuamos comprometidos em trabalhar com nossos parceiros internacionais para alcançar nosso objetivo de uma desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana, e para fazer isso por meios pacíficos."

A chefe de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, pediu, neste sábado, uma "desnuclearização irreversível" da Coreia do Norte.

A decisão norte-coreana "é um passo positivo e há muito desejado no caminho que agora tem que levar à desnuclearização completa, verificável e irreversível do país", mesmos termos usados pelo governo britânico em seu comunicado.

Em nota, o Itamaraty disse que o governo brasileiro vê a atitude de Pyongyang como "um passo necessário para a redução das tensões na região".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.