Com 40% dos votos apurados, candidato governista lidera no Paraguai

Com 47%, o colorado Mario Abdo Benitez aparece à frente de Efraín Alegre, que tem 42%

Mario Abdo Benítez (à direita), do Partido Colorado, posa com eleitores - AFP
Diego Zerbato
Assunção

O candidato governista à Presidência do Paraguai, Mario Abdo Benítez, aparece à frente na apuração parcial dos votos. Com 40% contabilizados, o postulante do Partido Colorado tinha 47%, ao passo que seu rival, Efraín Alegre, do Partido Liberal, contabilizava 42%.

A diferença, por enquanto, é menor do que apontavam as pesquisas de boca de urna, cujas projeções davam uma vitória mais folgada a "Marito" Abdo.

A Justiça Eleitoral do Paraguai fechou às 16h deste domingo, horário previsto, as urnas para a eleição presidencial deste domingo (22)

 Os resultados oficiais, porém, só começarão a ser divulgados por volta das 19h30 e a apuração deve terminar perto da meia-noite (horários de Brasília).

Apesar disso, militantes colorados já começaram a chegar à frente da sede do partido, no centro de Assunção, antes de as urnas fecharem.

O palco era montado em frente ao prédio. Ambulantes vendiam bandeiras do Paraguai e vermelhas, cor do Partido Colorado, e o jingle da campanha de Marito saía dos alto-falantes das camionetes e SUVs. O candidato deixou sua casa logo depois do fim da votação.

No entorno liberal, porém, o silêncio e a calma se mantiveram depois do fim da votação. Efraín Alegre passou a tarde reunido com a família e aliados depois de dar entrevistas a três canais de televisão convocando os eleitores às urnas.

Segundo a Justiça Eleitoral, o comparecimento até as 15h foi de 50%. A estimativa é que, no geral, 64% do eleitorado tenha votado, percentual similar à média de 60% das últimas três corridas presidenciais.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.