Descrição de chapéu Venezuela

Venezuela e Panamá fecham acordo para volta de companhias aéreas

Maduro havia suspendido a Copa Airlines, principal ligação com a América Latina, por sanções

Visto de baixo, avião aparece em céu nublado, já com trem de pouso aberto para pousar
Avião da Copa Airlines pousa no aeroporto internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá; companhia voltará a voar para a Venezuela - Carlos Lemos - 12.abr.18/Reuters
Caracas | AFP

Venezuela e Panamá fecharam um acordo nesta quinta-feira (26) para o retorno dos embaixadores e das companhias aéreas aos dois países, após uma crise diplomática que foi desatada pelas sanções do país centro-americano, anunciou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

"Acertamos o retorno de embaixadores de Panamá e Venezuela [...] e a retomada da conectividade aérea com todas as linhas a partir de amanhã", disse Maduro a jornalistas após falar por telefone com seu homólogo panamenho, Juan Carlos Varela.

Uma fonte do governo do Panamá confirmou à AFP que ambos os presidentes acordaram a reconexão aérea e o retorno dos embaixadores a seus cargos.

Maduro também informou que uma comissão presidida pelos chanceleres de Venezuela, Jorge Arreaza, e do Panamá, Isabel Saint Malo, irá elaborar um relatório que contribua para "resolver os problemas e as questões pendentes" entre os dois países.

Acrescentou que a conversa com Varela ocorreu graças à mediação do presidente da República Dominicana, Danilo Medina, que também patrocinou um diálogo fracassado entre o governo e a oposição venezuelana para resolver a crise política interna.

"Quero agradecer a Danilo Medina por sua mediação e por ter ajudado a virar a página entre Panamá e Venezuela. É uma boa notícia, agradeço ao presidente Juan Carlos Varela, éramos amigos como chanceleres e depois tivemos uma boa comunicação como presidentes", afirmou.

A crise diplomática começou depois que, em março, o Panamá incluiu Maduro e um grupo de funcionários venezuelanos em uma lista de alto risco de lavagem de dinheiro.

O governo de Maduro respondeu suspendendo as relações econômicas por três meses com uma centena de empresas panamenhas, incluindo a Copa Airlines, principal ligação aérea da Venezuela com a América Latina.

Após a medida venezuelana, o país centro-americano também suspendeu por três meses a operação das companhias aéreas venezuelanas em seu território.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.