Vice dos Estados Unidos, Mike Pence visita Brasil pela 1ª vez em 30 de maio

Republicano terá encontro com Temer, passará pelo Rio e encerrará agenda em Manaus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, visitará o Brasil nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho.

Ele irá primeiro a Brasília se reunir com o presidente Michel Temer. De lá, seguirá para o Rio e terminará a viagem em Manaus, onde visitará projetos ambientais e centro de acolhimento a refugiados venezuelanos.

Em sua viagem anterior à região, em agosto do ano passado, Pence foi para Argentina, Chile, Colômbia e Panamá, mas não passou pelo Brasil. 

O ex-secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson também visitou a América Latina e "pulou" o Brasil.

No começo desta semana, o vice-presidente informou querer fortalecer os compromissos dos Estados Unidos com a América Latina na viagem. 

Antes da ida ao Brasil, Pence irá substituir o presidente Donald Trump em participação na Cúpula das Américas, encontro de líderes do continente que começa nesta sexta (13), em Lima. 

A cúpula marcaria a primeira viagem de Trump à América Latina, mas ele cancelou sua viagem na terça (10) dizendo que precisava centrar esforços na resposta dos EUA a um suposto ataque químico na Síria. 

No encontro, o objetivo de Washington será promover a economia americana e trabalhar para “responsabilizar líderes antidemocráticos por suas ações”, segundo nota divulgada pelo escritório do vice-presidente. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.