Descrição de chapéu companhia aérea

Apesar de frota velha, Cubana tem histórico razoável de segurança

Último acidente com vítimas envolvendo avião em voo da empresa foi em 1999

Guilherme Magalhães
São Paulo

A impressão de ter entrado em um túnel do tempo para quem pega um voo com origem ou destino em Cuba é justificada quando se analisa a frota da Cubana de Aviación, a principal empresa aérea da ilha.

Antonov An-158 da Cubana de Aviación na Ucrânia em foto de 2013
Antonov An-158 da Cubana de Aviación na Ucrânia em foto de 2013 - Wikimedia Commons

O conjunto de 16 aeronaves é composto em sua grande maioria por aviões de fabricação russa e ucraniana dos anos 1980 e 90: seis Antonov An-158s, quatro Ilyushin Il-96s, quatro Tupolev Tu-204s e dois ATR-72 —estes de origem franco-italiana.

Recentemente, a companhia foi proibida de voar com os Antonovs após determinação da autoridade de aviação civil cubana. O motivo seria o suprimento não confiável de componentes para o jato.

Isso forçou a Cubana a buscar um empréstimo (leasing) de Airbus A320 da empresa Avion Express, da Lituânia. Os cubanos, porém, não mantiveram os pagamentos em dia, e o último dos oito A320 arrendados teve de ser devolvido à Avion na terça-feira (15).

A solução encontrada foi encomendar voos charter com a empresa mexicana Damojh, que voa sob o nome Global Air.

Boeing 737-200 da mexicana Global Air que caiu nesta sexta em Havana
Boeing 737-200 da mexicana Global Air que caiu nesta sexta em Havana em voo operado pela Cubana de Aviación - Folhapress

O Boeing 737-200 que caiu nesta sexta-feira (18) havia sido fabricado em 1979. Com 39 anos de idade, seria um dos aviões mais antigos ainda em operação na aviação comercial.

No entanto, apesar da frota envelhecida e de um mercado que tem dificuldades em acompanhar o padrão internacional, a Cubana de Aviación tem um histórico decente no quesito segurança.

O último acidente com vítimas de um avião em voo da empresa foi em 1999, quando um Yakovlev Yak-42 —outro russo— caiu na Venezuela, matando os 22 ocupantes. 

O mais recente acidente aéreo na ilha cubana ocorreu em abril de 2017. Um avião das Forças Armadas se chocou contra uma montanha, deixando oito mortos.

Em 2010, um voo comercial da Aero Caribbean caiu na região central da ilha, matando todos os 68 a bordo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.