Descrição de chapéu
The New York Times Coreia do Norte

Aposta foi ousada, mas barganha de vendedor não conquistou Kim Jong-un

Problema maior é que EUA e Coreia do Norte jamais se entenderam quanto a objetivo da negociação

Fotos de Trump e Kim aparecem em TV, abaixo da qual aparece a inscrição QLED TV. À frente, um grupo de três pessoas, cujas cabeças aparecem. Uma delas, ao centro, está de gorro azul.
Fotos de Kim Jong-un e Donald Trump aparecem em reportagem sobre a crise na Coreia do Norte em emissora de TV de Seul - Ahn Young-joon - 24.mai.18/Associated Press
David E. Sanger
The New York Times

O presidente Donald Trump tentou uma abordagem revolucionária com relação à Coreia do Norte: apostou que seu talento e charme como negociador, em um encontro com Kim Jong-un, lograriam o que nenhum presidente ou diplomata americano ousou tentar nos 65 anos desde que um armistício inquieto vigora na península Coreana.

Foi uma tentativa ousada e inovadora, e valia a pena fazê-la: combinar os objetivos de um tratado de paz e de uma erradicação do arsenal nuclear norte-coreano, que já se tornou substancial.

O fato de que a tentativa tenha fracassado na quinta-feira antes de avançar muito, porém, mostra como os dois homens envolvidos se compreendiam mal e como sua retórica e suas demandas agressivas ecoavam, em Washington e Pyongyang.

Trump abordou o norte-coreano como se ele fosse um empresário imobiliário rival barganhando o preço de um ativo —e presumiu que, no final, Kim estaria disposto a ceder em troca da promessa de futura prosperidade.

Por isso, começou com ameaças de "fogo e fúria", depois passou a recorrer a iniciativas apresentadas de surpresa e por fim passou a lisonjear sem motivo um dos ditadores mais brutais do planeta.

Mas já estava se tornando claro para Trump e sua equipe que as técnicas imobiliárias não se se aplicariam com facilidade a negociações sobre armas nucleares.

Kim precisa de dinheiro, investimento e tecnologia, com certeza. Porém, mais que isso, precisa convencer a elite norte-coreana de que não abriu mão da única forma de segurança que está sob seu controle exclusivo —o patrimônio nuclear de seu pai e avô.

Outras complicações impediram que as negociações avançassem o bastante, como o fato de que, em ambas as capitais, havia forças fortemente interessadas em um fracasso.

Os criadores das forças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte são a verdadeira elite do país, celebrados como heróis que permitem aos norte-coreanos resistir aos EUA. O fim de seu arsenal seria uma perda de status e influência.

Quando Trump enviou um de seus assessores a Singapura, uma semana atrás, para uma reunião previamente agendada, os norte-coreanos não compareceram. Na semana passada, eles deixaram até mesmo de atender o telefone.

A Coreia do Norte também tem suas queixas. Depois que Trump aceitou a oferta de Kim de uma reunião, ele substituiu seu assessor de Segurança Nacional por John Bolton, que poucos meses antes havia publicado o ensaio "Os Argumentos Legais para Atacar Primeiro a Coreia do Norte".

Nada disso significa que as iniciativas em relação à Coreia do Norte estejam completamente mortas.

O problema maior é que os EUA e a Coreia do Norte jamais se entenderam quanto a qual deveria ser o objetivo da negociação. Trump, Bolton e o secretário de Estado, Mike Pompeo, tinham uma visão: o que eles chamavam de "desnuclearização completa, verificável e irreversível".

Mas era uma posição unilateral —jamais mencionaram a possibilidade de que os EUA também tivessem de ceder.

Kim também usou a palavra "desnuclearização", mas o que parecia estar propondo era mais parecido com um acordo de controle de armas.

Ele estaria disposto a abrir mão de parte de seu arsenal, mas apenas se os Estados Unidos retirassem seus soldados da Coreia do Sul e abrissem mão gradualmente de sua capacidade de ameaçar a Coreia do Norte.

Trump, é claro, falava sobre o abandono de todas as armas de uma vez —antes de admitir, nos últimos dias, que talvez estivesse disposto a tentar uma abordagem mais gradual.

Mas isso provavelmente veio tarde demais.

 

Idas e vindas entre EUA e Coreia do Norte

2017 Donald Trump e Kim Jong-un trocam ameaças de ataque, enquanto a Coreia do Norte realiza testes de armas nucleares e de mísseis 

fev.2018 Duas Coreias retomam relações e desfilam juntos na Olimpíada de Inverno 

abr.2018 Kim cruza a fronteira para encontro com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in; dias depois, reunião entre norte-coreano e Trump é confirmada para Singapura em 12 de junho 

21.mai.2018 Vice-presidente dos EUA, Mike Pence diz que o país pode recorrer ao modelo líbio de desnuclearização (o que já havia irritado os norte-coreanos) caso não entre em acordo com Pyongyang 

24.mai.2018 Coreia do Norte chama as declarações de Pence de "ignorantes" e "estúpidas"; Trump anuncia em carta o cancelamento do encontro com Kim

25.mai.2018 Trump afirma que diálogo foi retomado e que reunião em Singapura pode ainda acontecer

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.