Coreia do Norte adota fuso horário do Sul

Relógios norte-coreanos são adiantados em meia hora, em 'medida simbólica' após cúpula

Relógio é visível em estação de trem em Pyongyang, na Coreia do Norte - Wong Maye-E -.set.2014/Associated Press
 
 
São Paulo e Seul | AFP e Associated Press

A Coreia do Norte passou a adotar nesta sexta-feira (4; sábado no horário local) o fuso horário da Coreia do Sul, adiantamento os relógios em meia hora, afirmou a agência estatal KCNA.

"A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica cúpula Norte-Sul para acelerar o processo pelo qual Norte e Sul se convertirão em um só país", afirmou a agência. 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, decidiu tomar essa medida durante o encontro de 27 de abril com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada das Coreias. 

As duas Coreias tinham fusos distintos desde 2015, depois que o Norte decidiu atrasar os relógios em meia hora, criando assim o "Horário de Pyongyang" em um momento de grande tensão com os EUA devido ao programa nuclear norte-coreano e de sanções internacionais. 

Pyongyang explicou na ocasião que queria terminar com o horário imposto mais de um século antes durante o período de colonização japonesa (1910-1945) e marcar assim o 70º aniversário da liberação da Coreia da dominação de Tóquio. 

Mas Kim afirmou que foi "desolador" ver durante a última cúpula dois relógios com duas horas distintas, a do Norte e a do Sul, segundo a KCNA. 

Após o anúncio, o porta-voz da Presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, parabenizou a "medida simbólica" que reflete a vontade de melhorar das relações bilaterais. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.