Descrição de chapéu Itália

Currículo de indicado para ser premiê da Itália é questionado

NYU diz que ninguém com nome de Giuseppe Conte estudou ou deu aulas na instituição

Giuseppe Conte sorri durante reunião em Roma, na Itália - Alessandra Tarantino - 1º.mar.2018/Associated Press
Roma | Reuters

Um acadêmico pouco conhecido indicado pelos partidos Liga e Movimento 5 Estrelas para ser o novo premiê da Itália foi acusado nesta terça-feira (22) de ter mentido no currículo. 

O 5 Estrelas negou as acusações, mas a confusão fez com que aumentassem as dúvidas sobre se Giuseppe Conte, inexperiente na política, seria a pessoa certa para liderar um governo de coalizão que assustou o mercado financeiro e a União Europeia.

Conte foi indicado ao presidente Sergio Mattarella na segunda-feira (21), mas o presidente pediu mais tempo para avaliar a indicação.

Em seu currículo, Conte diz que "aperfeiçoou seus estudos jurídicos" em diversas instituições estrangeiras, como a Universidade Cambridge, a Universidade de Nova York e a Sorbonne, de Paris.

Instituto Internacional da Cultura, em Viena, também é citado no currículo, onde Conte diz ter refinado seus estudos legais. Mas o instituto é uma escola de línguas, segundo seu site, diz o Guardian.

O New York Times citou uma porta-voz da NYU dizendo que "uma pessoa com esse nome não aparece em nenhum dos nossos arquivos como estudante ou professor". 

A porta-voz acrescentou que ele pode ter frequentado algum programa de um ou dois dias, para o qual não há registros. 

Em seu currículo, Conte diz que estudou na NYU todos os anos entre 2008 e 2012 "por períodos não inferiores a um mês". 

Conte não fez comentários, mas o 5 Estrelas divulgou uma nota em que diz que ele nunca afirmou ter frequentado um curso específico ou feito um mestrado na universidade.

"Conte, como qualquer pesquisador, foi estudar no exterior para aumentar seu conhecimento, aperfeiçoar suas habilidades de inglês legal", disse o partido. "Então a imprensa internacional e italiana estão enlouquecendo com supostas qualificações que Conte nunca disse ter."

"A campanha difamatória é tão explícita que só nos tornará mais fortes", acrescentou.

A Sorbonne também afirmou não ter encontrado registro de passagem de Conte.  "Não necessariamente quer dizer que ele não veio aqui. Mas ainda não encontramos seu nome em nossos arquivos", um funcionário disse. 

A Universidade Cambridge não quis comentar sobre se Conte estou lá, como ele diz, em setembro de 2001 —mês em que a universidade está normalmente fechada para a pausa do verão.

Uma fonte da universidade disse não ter encontrado sinais da vinda dele, mas que o professor pode ter frequentado um curso preparado por terceiros. 

"Se ele não estudou na NYU, que garantia há de que o resto do currículo está certo? Começar com uma mentira certamente não é a melhor maneira de ser apresentado ao chefe de Estado como possível premiê", disse Michele Anzaldi, parlamentar do Partido Democrata (centro esquerda). 

Conte, 54, ensinou direito em vários lugares da Itália e está baseado como professor em Florença. Ele não tem um PhD ou um mestrado, mas contribuiu para dezenas de publicações legais. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.