Descrição de chapéu Coreia do Norte

Delegação norte-coreana vai a NY para debater cúpula entre Trump e Kim

Representante de Pyongyang será a mais alta autoridade do país a pisar nos EUA em 18 anos

Seul e Washington | AFP, Reuters e Associated Press

​Uma delegação norte-coreana está a caminho de Nova York para um encontro que tem como objetivo negociar a realização da cúpula entre o ditador Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump. 

A viagem dos diplomatas de Pyongyang foi confirmada pela próprio  Trump nesta terça-feira (29). O encontro entre ele e o ditador estava planejado para o dia 12 de junho em Singapura, mas foi cancelado pelo americano na última quinta (24).  

O grupo norte-coreano a caminho de Nova York é liderado por Kim Yong-chol (sem ligação com o ditador), um dos vice-presidentes do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia e responsável por comandar o escritório que cuida dos assuntos da península.

Ele é, assim, a mais alta autoridade norte-coreana a pisar em território americano desde a visita do general Jo Myong-rok ao então presidente Bill Clinton em 2000.

"Nós formamos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Encontros estão acontecendo neste momento a respeito da reunião, e mais. Kim Yong-chol, vice-presidente da Coreia do Norte, está a caminho de Nova York", escreveu o presidente americano nas redes sociais. 

Apesar do que o americano disse, Kim Yong-chol não é considerado o número dois do regime norte-coreano, mas é um dos principais responsáveis pelas negociações com Washington e com Seul.

Ele fez parte, por exemplo, da delegação que participou de uma reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in no último sábado (26) e participou da delegação norte-coreana que foi a Olimpíada de Inverno em fevereiro.  

A expectativa é que Kim Yong-chol chegue em Nova York nesta quarta (30). A cidade foi escolhida para o encontro, em vez de Washington, porque nela vivem os diplomatas norte-coreanos que representam o país na ONU.

A Casa Branca disse que ate o fim da semana ele deverá se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo —os dois já se encontraram anteriormente durante uma visita do americano à Coreia do Norte. 

A viagem é uma nova tentativa de salvar a reunião entre Trump e Kim, que seria a primeira na história entre os líderes dos dois países. 

Desde que o americano anunciou o cancelamento, Washington, Seul e Pyongyang aumentaram os esforços diplomáticos para garantir a realização do encontro, mas até o momento ele segue cancelado. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.