Erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, ameaça milhares de pessoas

Cerca de 1.500 pessoas foram retiradas da região e 10 mil estão ameaçadas pela lava e fumaça

Los Angeles e Honolulu (EUA) | AFP, Associated Press e Reuters

Cerca de 10 mil pessoas vivem próximo a um vulcão que entrou em erupção no Havaí nesta quinta-feira (3) e podem ser obrigados a deixarem suas casas caso a lava se espalhe.

Até o momento, 1.700 moradores já foram retiradas da região. Para o restante da população, a saída foi recomendada, mas é voluntária. 

O vulcão Kilauea fica na maior ilha do arquipélago que forma o estado americano. Ele entrou em erupção após uma série de pequenos terremotos atingirem a região nos últimos dias, sendo o principal deles um de magnitude 5.0 que ocorreu na própria quinta.

"Uma coluna de fumaça de curta duração produzida por este evento se elevou ao céu e está se dissipando para o sudoeste", disse o Serviço Geológico dos EUA. 

Segundo a Defesa Civil, a lava se espalhou por dez quilômetros, em direção a uma região habitada da ilha. Por isso, os moradores de duas comunidades próximas foram retirados e o restante está em alerta.  

Foram abertos dois centros para receberem a população e o governador David Ige declarou estado de emergência, acionando a Guarda Nacional do Havaí. "Por favor, fiquem alertas e se preparem para manter sua família a salvo", disse ele em mensagem para a população.  

Testemunhas afirmaram que viram colunas de lavas de até 38 metros de altura e descreveram árvores sendo queimadas. Até o momento, não há relatos de mortos ou feridos. 

O Serviço Geológico disse que não há previsão de quanto tempo a erupção pode durar e, por isso, colocou toda a região em alerta máximo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.