Descrição de chapéu ira-pais estados unidos

Irã diz que os EUA violaram acordo nuclear ao pressionarem outros países

Teerã voltou a dizer que não aceita renegociar ou modificar o tratado

Ancara e Londres | Reuters

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse nesta quinta-feira (3) que os Estados Unidos violaram o acordo nuclear com o país ao pressionarem outras nações a não fazerem negócios com Teerã.

​Em vídeo divulgado na internet, o chanceler afirma que seu país é alvo de bullying dos americanos.  

Segundo ele, Washington tem "constantemente violado o acordo nuclear, particularmente ao fazer bullying contra outros [países] para que as empresas não retornem ao Irã". 

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, em evento em Nova York
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, em evento em Nova York em abril; ele disse que os EUA violaram o acordo nuclear - Don Emmert - 23.abr.2018/AFP

O tratado, assinado em 2015, teve como objetivo interromper o programa nuclear iraniano. Em troca, o país recebeu um alívio das sanções econômicas.

Além dos EUA e do Irã, também assinaram o acordo a Alemanha, a França, o Reino Unido, a China, a Rússia e a União Europeia. Zarif não esclareceu quais países teriam sofrido a pressão de Washington para não negociar com Teerã. 

O ministro também afirmou que seu país não aceita renegociar o tratado ou modificá-lo. "O Irã não aceita renegociar o que foi acordado há alguns anos. Nos também rejeitamos qualquer retificação dele", afirmou.

O presidente americano, Donald Trump, já criticou o acordo por diversas vezes. Ele deu um prazo até o próximo dia 12 para que os outros signatários resolvam os problemas que ele apontou no acordo. 

Caso isso não aconteça, ele ameaça retirar os Estados Unidos do pacto. 

O vídeo de Zarif também parece uma resposta ao primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu, que disse na segunda (30) ter obtido provas de que o Irã mentiu sobre seu programa nuclear. 

O premiê disse ter tido acesso a documentos secretos iranianos que, segundo ele, provam que Teerã continuou a expandir o programa após a assinatura do acordo, o que o governo iraniano negou. 

ONU

Também nesta quinta, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a manutenção do atual acordo até que exista uma opção melhor.

Segundo ele, cancelar o pacto na situação atual pode trazer mais instabilidade para o Oriente Médio. 

"Se um dia tivermos um tratado melhor, mas não devemos descartá-lo a não ser que tenhamos uma alternativa melhor", disse ele em entrevista a BBC Radio 4. 

"Acredito que o JCPOA (sigla oficial do acordo) foi uma vitória diplomática importante e creio que é importante preservá-lo. Mas também acredito que existam áreas nas quais seria bom ter um diálogo proveitoso, porque vejo a região em uma situação perigosa", afirmou ele.  

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.