Juan Manuel Santos vota e pede que colombianos compareçam às urnas

Apesar do voto não ser obrigatório, 36 milhões de pessoas estão habilitados a fazê-lo

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, acena para eleitores logo após deixar zona eleitoral - Carlos Garcia/Reuters
SYLVIA COLOMBO
Bogotá

O presidente Juan Manuel Santos foi um dos primeiros a votar na fria manhã (10 graus) deste domingo (27), assim que abriram as mesas da capital. Apesar de o voto não ser obrigatório, 36 milhões de colombianos estão habilitados a fazê-lo nestas eleições presidenciais.

Como sempre, o mandatário depositou seu voto no centro de votação instalado na Plaza Bolívar, no centro de Bogotá, e logo deu algumas declarações. 

“Estas serão as eleições mais tranquilas da história da Colômbia, junto às legislativas de março, fecham um ciclo de uma eleição em paz, após o fim de uma longa guerra. E pediu que os colombianos assistissem às urnas”. O voto não é obrigatório no país.

Logo depois dele, foi a vez do prefeito de Bogotá e aliado político do presidente, Enrique Peñalosa, votar no mesmo centro. Um grupo pequeno de apoiadores do presidente e de curiosos compareceram para assistir.

O Conselho Nacional Eleitoral, apesar de ter reportado cerca de “3.000 tentativas diárias” na última semana de hackear sua página, afirmou que os colombianos podem ir votar “com segurança”, pois as atenções estão redobradas.

Na noite de sábado (26), Santos assegurou que a segurança está redobrada nas zonas tidas como de conflito no país. E pediu que os colombianos comparecessem às urnas: “Votem com consciência e sem receber pressões”, disse.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.