Massacre em Santa Fé já é o quarto com mais mortes em escolas dos EUA em 20 anos

Com cinco meses incompletos, 2018 tem 16 tiroteios em colégios e iguala recorde de 2014

São Paulo

Caso as oito mortes na escola de Santa Fé, no Texas, sejam confirmadas, esse será o quarto pior caso de tiroteio em massa em uma escola americana desde pelo menos 1999.

As mortes na Santa Fe High School, colégio com cerca de 1.400 alunos e que fica no município de mesmo nome, só ficariam atrás dos massacres nas escolas Sandy Hook, em Newtown, (26 assassinados em 2012), Marjory  Stoneman Douglas, em Parkland (17 em fevereiro deste ano), e Columbine, em Littleton (13 em 1999).

O levantamento foi realizado com base em dados levantados regularmente pelo jornal The Washington Post e que tem números desde 1999 —são 219 casos desde 1999, sem contar os números de Santa Fé.

E 2018, mesmo só com cinco meses, já iguala o número de tiroteios em escolas americanas com 2014 (o ano todo): 16. A seguir nos recordes está 2006, com 15 casos.

É preciso ressaltar, no entanto, que a grande maioria dos casos (161) não houve mortes —os dados não levam em conta o atirador. Em 48 ocorrências houve uma morte.

No caso de Santa Fé, cidade de 13 mil habitantes que fica próxima de Houston, o número de mortos ainda pode crescer. O xerife local, Ed Gonzales, disse que podem chegar a dez. A maior parte delas é de estudantes, segundo ele.

Ao menos 12 pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital, sendo dois estudantes e um segurança da escola —não há informações sobre o estado de saúde delas nem detalhes sobre as outras vítimas.

A direção do distrito escolar de Santa Fé disse que foram após a escola ser esvaziada, foram encontrados possíveis explosivos na escola e em suas proximidades. Policiais estariam no local para desarmar os mecanismos. 

Por isso, as autoridades pediram que os moradores da cidade informem caso vejam qualquer pacote suspeito.

O diretor da escola disse a jornalistas que o atirador foi preso, mas sua identidade não foi revelada. O xerife Gonzales afirmou que um adolescente foi detido suspeito de ter ser o atirador e que ele provavelmente é aluno do local.

MAIORES ATENTADOS A TIROS EM ESCOLAS NOS EUA
Em escolas de ensino infantil, fundamental e médio, desde 1999

2012
Newtown, Connecticut
27 mortos
Adam Lanza, 20, ataca escola de ensino fundamental Sandy Hook; entre os mortos há 20 crianças

2018
Parkland, Flórida
17 mortos
O ex-aluno Nikolas Cruz, 19, abre fogo dentro de escola de ensino médio e mata alunos e professores

1999
Columbine, Colorado
13 mortos
Os alunos Eric Harris e Dylan Klebold invadem escola armados com espingardas e armas semi-automáticas e matam colegas e professores

2005
Red Lake, Minnesota
9 mortos
O ex-aluno Jeffrey Weise mata seu avô e a namorada dele antes de invadir escola, onde mata sete alunos usando uma pistola e uma espingarda

2006
Nickel Mines, Pensilvânia
5 mortos
Charles Roberts, 32, invade escola Amish e mata cinco alunas a tiros

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.