Onda de calor mata 65 na cidade paquistanesa de Karachi, diz entidade

Situação é complicada pelo Ramadã, quando muçulmanos não comem nem bebem durante o dia

Pessoas descansam em mesquita em tarde quente em Karachi, no Paquistão - Fareed Kahn/Associated Press
Islamabad | Reuters

Uma onda de calor na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, matou 65 pessoas nos últimos três dias, afirmou uma organização de bem-estar social nesta terça-feira (22).

A onda de calor coincidiu com quedas de energia e o mês sagrado do Ramadã, quando a maioria dos muçulmanos não come nem bebe nada durante o dia.

As temperaturas atingiram 44ºC na segunda-feira, informou a mídia local. 

Faisal Edhi, que administra a Edhi Foundation, afirmou que a maioria das mortes ocorreu principalmente nas áreas pobres de Karachi. A fundação opera necrotérios e o serviço de ambulância na maior cidade paquistanesa. 

"Colocamos os corpos em nossos refrigeradores, e os médicos da vizinhança disseram que eles morreram por causa do calor." 

O governo não comentou. Mas o secretário da Saúde da província de Sindh, Fazlullah Pechuho, negou que as mortes tenham ocorrido por causa do calor.

"Apenas médicos e hospitais podem decidir se a causa da morte foi insolação ou não. Eu categoricamente rejeito que as pessoas tenham morrido por causa do calor em Karachi", afirmou Pechuho em declarações ao jornal Dawn. 

Em 2015, uma onda de calor matou ao menos 1.300 pessoas na cidade. Na ocasião, o necrotério da Edhi ficou sem espaço refrigerado depois que 650 corpos foram trazidos em poucos dias, e as ambulâncias tiveram de deixar cadáveres do lado de fora. 

O governo da província procurou tranquilizar a população de que não vai haver um repeteco de 2015 e que as pessoas estão sendo atendidas rapidamente. 

Segundo a Edhi, a maioria dos mortos era de trabalhadores de fábricas das regiões de Landhi e Korangi, em Karachi.

"Eles trabalham perto de aquecedores ou caldeiras em fábricas têxteis e há entre oito e nove horas de falta de energia programada nessas áreas", disse.

As temperaturas devem continuar acima dos 40ºc até quinta-feira, segundo a imprensa local. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.