Descrição de chapéu Itália

Partidos italianos propõem acadêmico desconhecido como premiê

Nome de Giuseppe Conte é entregue ao presidente pelo 5 Estrelas e pela Liga

O líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi di Maio (esq.), cumprimenta Giuseppe Conte, em encontro em Roma - Alessandra Tarantino - 21.mar.2018/Associated Press
Roma | Reuters e AFP

O Movimento 5 Estrelas e a Liga propuseram nesta segunda-feira (21) o nome de Giuseppe Conte como premiê para dirigir o governo de coalizão na Itália. 

Conte, 54, é um jurista acadêmico, especializado em direito civil e administrativo, que não faz parte do Parlamento.

Desconhecido do grande público, havia sido apresentado antes das eleições pelo Cinco Estrelas como possível ministro para a "desburocratização" da função pública.

"Estou muito orgulhoso dessa escolha. Giuseppe Conte irá levar adiante nosso contrato de governo", afirmou Luigi di Maio, líder do Cinco Estrelas, após se encontrar com o presidente Sergio  Mattarella. 

"Estamos prontos, apresentamos um nome, decidido em equipe e o projeto para o país", disse o líder da Liga, Matteo  Salvini.

Após dez dias de negociações, os dois partidos finalizaram uma agenda política, ou contrato de governo, na semana passada. O texto pede bilhões de euros em cortes de impostos, maiores gastos em ajuda para os pobres e o adiamento de reformas da Previdência.

Cabe a Mattarella apontar oficialmente o premiê. O presidente não é obrigado a aprovar a escolha dos partidos, mas tende a segui-la. 

Seu escritório disse que ele manteria uma nova rodada de conversas com o gabinete e os líderes das duas casas do Parlamento na terça-feira (22), antes de tomar uma decisão. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.