Data e local de encontro com Kim estão definidos, diz Trump

Secretário de Estado viaja nesta 3ª a Pyongyang para finalizar detalhes de encontro

O presidente Donald Trump faz pronunciamento na Casa Branca, em Washington - Jonathan Ernst/Reuters
Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (8) que seu secretário de Estado, Mike Pompeo, está a caminho da Coreia do Norte para finalizar os detalhes do encontro entre Trump e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

"Ele [Pompeo] deve chegar lá em provavelmente uma hora", afirmou Trump no mesmo pronunciamento em que anunciou a retirada dos EUA do acordo nuclear iraniano.

"Temos nossa reunião agendada. A localização está escolhida. A hora, a data, tudo está definido", afirmou. Os detalhes não foram divulgados.

Questionado sobre a libertação de americanos hoje presos na Coreia do Norte, o presidente afirmou que "seria ótimo que isso acontecesse". "Logo vamos saber", afirmou.

Na semana passada, houve relatos de que três americanos detidos pelo regime Kim haviam sido transferidos dos campos de trabalho forçados para um hotel em Pyongyang.

Mais tarde, Pompeo disse que vai discutir a libertação com autoridades norte-coreanas.

"Estamos pedindo a libertação desses detidos há 17 meses", disse Pompeo. "Vamos falar sobre isso novamente. Seria um grande gesto se eles concordassem com isso." 

Quando ainda era diretor da CIA, Pompeo esteve na Coreia do Norte, quando se encontrou com Kim. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.