Descrição de chapéu Rússia Donald Trump

Presidente do Irã diz que país manterá acordo nuclear

Teerã irá negociar com países europeus, China e Rússia, afirmou Hasan Rowhani

São Paulo e Ancara | Reuters

O presidente iraniano, Hasan Rowhani, afirmou nesta terça-feira (8) que o Irã seguirá comprometido com um acordo nuclear transnacional.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, em encontro com líderes islâmicos na Índia, em fevereiro
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, em encontro com líderes islâmicos na Índia, em fevereiro - Danish Siddiqui - 15.fev.18/Reuters

O anúncio foi feito minutos após o presidente americano, Donald Trump, informar que irá retirar os EUA do pacto assinado em 2015.

acordo, firmado entre EUA, Irã, França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia, impôs limites ao programa nuclear do Irã. Como contrapartida, sanções econômicas impostas ao país foram aliviadas, rompendo um isolamento de décadas entre Teerã e o Ocidente.

"Se atingirmos as metas do acordo em cooperação com outros membros do acordo, ele seguirá no lugar...  Ao sair do acordo, a América oficialmente mina o seu compromisso com um tratado internacional", disse Rowhani em um discurso na TV iraniana.

"Eu ordenei ao ministro de Relações Exteriores que negocie com os países europeus, China e Rússia nas próximas semanas. Se ao final desse curto período nós concluirmos que podemos nos beneficiar do JCPOA [nome oficial do acordo] com a cooperação de todos os países, o acordo seria mantido."

Rowhani, porém, não descartou retomar o enriquecimento de urânio caso necessário.

"Se necessário, nós podemos começar nosso enriquecimento industrial [de urânio] sem qualquer limitação", disse o presidente. "Até a implementação dessa decisão, vamos esperar por algumas semanas e conversar com nossos amigos e aliados e outros signatários do acordo nuclear, que o assinaram e seguem leais a ele. Tudo depende dos nossos interesses nacionais." ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.