Descrição de chapéu Donald Trump

Trump viola Constituição ao bloquear críticos no Twitter, diz Justiça

Segundo juíza, conta do presidente em rede social é um dado do governo

São Paulo

Uma juíza federal americana afirmou que o presidente Donald Trump viola a primeira emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão, ao bloquear usuários do Twitter que são críticos a ele.

Reprodução da conta de Trump no Twitter, que tem mais de 50 milhões de seguidores
Reprodução da conta de Trump no Twitter, que tem mais de 50 milhões de seguidores - Reuters

A decisão judicial divulgada nesta quarta-feira (23) é resultado de um caso apresentado por sete usuários da rede social que foram bloqueados pela conta @realDonaldTrump, que tem 52,5 milhões de seguidores, depois de terem criticado o presidente.

Os usuários em questão se juntaram ao Instituto Knight First Amendment da Universidade Columbia e alegam que o feed de Trump é uma conta oficial do governo e impedir que pessoas o sigam é uma violação aos direitos garantidos pela primeira emenda.

Em sua decisão, a juíza Naomi Reice Buchwald escreveu que "o discurso que eles buscam atingir é protegido pela Primeira Emenda" e que Trump e o diretor de mídias sociais da Casa Branca, Dan Scavino, "exercem controle governamental sobre certos aspectos da conta @realDonaldTrump".

O Departamento de Justiça, que representa o presidente no caso, informou que discorda da decisão de Buchwald e que avalia os próximos passos a serem tomados pela defesa. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.